Niterói: patrimônio cultural da cidade tem importância histórica como monumentoDivulgação
Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora é mais um patrimônio cultural
O reconhecimento oficial do monumento como patrimônio cultural foi no último dia 25 de Junho
Niterói - O Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, no alto do Morro de Santa Rosa, foi declarado oficialmente, patrimônio cultural pela cidade. A ideia desta majestosa obra surgiu entre os Salesianos, como marco do quarto centenário do descobrimento do Brasil e os 25 anos das Missões Salesianas na América. Mede 33m de altura, assentado sobre uma laje natural, servida como seu alicerce.
Este patrimônio cultural da cidade tem importância histórica como Monumento, fazendo parte do conjunto de equipamentos religiosos de Niterói como a Igreja de São Lourenço dos Índios, a de Nossa Senhora da Boa Viagem e a de São Pedro de Itaipu. Dessa forma ele impacta o turismo religioso da cidade.
O monumento se integra ao conjunto onde encontra-se a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos, que possui o maior órgão de tubos da América Latina e o quinto maior do mundo, uma verdadeira raridade, construída na Itália em 1956 e instalado na igreja. O órgão possui mais de 11 mil tubos e é conhecido por sua beleza e imponência. Quem quiser assistir Missa ao som do grande órgão, todo 4o domingo do mês, acontece uma ao som do mesmo, às 10h30.
O reconhecimento oficial do monumento como patrimônio cultural foi no último dia 25 de Junho, após análise e aprovação dos órgãos de preservação municipal, com isso fica assegurada sua proteção legal, consequentemente garantindo cuidados contínuos, sua restauração e valorização.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.