Niterói: Seu Ilton, do Candongueiro, será lembrado em roda de samba emocionante Divulgação

Niterói - Um encontro marcante com a união de dois símbolos da nossa cultura, o Candongueiro e o Renascença Clube, vai acontecer para celebrar a memória e o legado de Ilton do Candongueiro - que completaria 80 anos nesse ano. O Candongueiro continua ativo, mantendo viva a tradição do samba e o legado de Ilton Mendes.
Amigos e sambistas que fizeram parte da rica trajetória do Candongueiro estarão presentes para uma roda de samba emocionante, a ser realizada no próximo dia 12 de julho, sábado, a partir das 16 horas, no Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí, Rio de Janeiro). Ingressos disponíveis no Sympla.
QUEM FOI ILTON MENDES? - Ilton Mendes, conhecido como Ilton do Candongueiro, foi o fundador da Roda de Samba mais tradicional de Niterói, o Candongueiro. Ele faleceu em outubro de 2022, aos 77 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. O Candongueiro, fundado por Ilton em 1990, é um importante reduto, Patrimônio Cultural da cidade, conhecido por suas rodas de samba e pela preservação da tradição.
Ilton, músico, filho de um operário e de uma dona de casa, cresceu imerso no samba e no carnaval, acompanhou sambistas como Clementina de Jesus e Aniceto do Império ao lado do Grupo Vissungo na década de 1970. Essa influência e atmosfera foi fundamental para a criação do Candongueiro. O espaço, localizado em Rio do Ouro, Niterói, tornou-se um ponto de encontro para amantes do samba e artistas, e Ilton, com seu chapéu-panamá e pandeiro, era figura central nas rodas.
Para homenagear Ilton e celebrar a memória do fundador, o Candongueiro realizará um evento especial no Renascença Clube, no dia 12 de julho, em comemoração aos 80 anos de Ilton. O evento também faz parte das celebrações dos 74 anos do Renascença Clube.