Niterói: ocupou a sétima colocação no ranking nacional do Instituto Trata Brasil e já figurava como a melhor cidade do Estado do Rio Evelen Gouvêa
“Esse prêmio é o reconhecimento pelos esforços de Niterói na universalização da distribuição de água e do tratamento de esgoto, e, ao mesmo tempo, reforça a nossa responsabilidade de buscar cada vez mais qualidade nos serviços. Vamos avançar ainda mais e, por isso, eu estou anunciando hoje, aqui com a concessionária, um investimento de mais de R$ 300 milhões nos próximos três anos para nós chegarmos a 100% das regiões com cobertura de esgoto. Nossas praias estão limpas e, se dependesse de Niterói, a Baía de Guanabara já estaria completamente balneável. Em relação ao desconto na conta, isso vai beneficiar aquele comerciante que tem apenas um banheiro ou uma pequena cozinha, que acaba pagando uma tarifa maior. Nós vamos reduzir em 50%. E também vamos dobrar a base de usuários da tarifa social. São investimentos em infraestrutura, no meio ambiente, em desenvolvimento, em apoio aos empreendedores e na qualidade de vida das pessoas", declarou Rodrigo Neves.
Niterói coleciona avanços no saneamento básico
No ano passado, Niterói ocupou a sétima colocação no ranking nacional do Instituto Trata Brasil e já figurava como a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro em saneamento básico. O município também vem apresentando evolução no índice de perdas na distribuição de água, que caiu de 25% em 2024 para menos de 20% em 2025 — bem abaixo da média nacional. Isso representa a economia de 361 litros de água por ligação, diariamente.
Além do destaque no tratamento de esgoto, Niterói integra um seleto grupo de apenas 11 municípios brasileiros que têm 100% de universalização no abastecimento de água.
Niterói foi pioneira no Estado ao municipalizar o serviço de água e esgoto, em 1998. Um ano depois, a concessão foi assumida pela Águas de Niterói. Ao longo dos anos, a empresa investiu cerca de R$ 2 bilhões no município. O diretor-executivo da concessionária, Bernardo Gonçalves, que participou da premiação, destacou que novos investimentos estão previstos, especialmente nas comunidades.
“Atualmente, todas as comunidades recebem abastecimento contínuo de água tratada. Estamos trabalhando para ampliar a coleta de esgoto nos pontos ainda não atendidos, que representam aproximadamente 5% do total”, afirmou Bernardo Gonçalves.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.