O presidente Fernando Tinoco fala ao lado de conselheiros do clube e da representante do IAB, Marcela Marques AblaSérgio Bastos

Niterói - O Clube Central e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançaram, nesta segunda-feira, na sede da Praia de Icaraí, o edital do concurso nacional de arquitetura para o projeto do novo terraço do clube. A proposta prevê piscina e espaços gourmet com vista para a praia.
Acompanhado de conselheiros e de diretores do clube, o presidente do Central, Fernando Tinoco, falou da importância histórica da instituição, que completou 105 anos querendo inovar e honrar as tradições. “Mais do que um projeto arquitetônico, esta iniciativa simboliza o futuro do Central, um clube de tradição, que é sinônimo de resistência e se consolida como um dos clubes mais charmosos e imponentes de Niterói e do Brasil”, disse.
Já a presidente do IAB-RJ, Marcela Marques Abla, falou o caráter inovador da iniciativa do concurso público. “É um exemplo pioneiro, que certamente será inspiração para outros clubes. O Central terá um terraço projetado de forma democrática e participativa, atendendo às expectativas da instituição e de seus associados.”
Também presente ao lançamento, o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Carlos Krykhtine, considera que o novo projeto valorizará a arquitetura original do clube da Praia de Icaraí, assinada por Manoel Machado. O secretário lembrou a importância do arquiteto para o bairro, por ter projetado também a Igreja de São Judas Tadeu.
Representante da comissão organizadora do concurso pelo IAB, Luis Valverde disse que o futuro terraço do Central chega em um momento de revitalização da orla, com a restauração do Cinema Icaraí. Valverde e o coordenador do Núcleo Leste Metropolitano do IAB, Augusto Cesar Alves, apresentaram o site criado para orientar os participantes.
Em http://concursoclubecentral.org.br os candidatos encontrarão informações sobre o espaço. Pelo Central irão acompanhar o concurso e participar da comissão julgadora, além do assessor especial de Obras e Melhorias, o engenheiro Luiz Rachide, a arquiteta Tereza Almeida e o arquiteto e conselheiro do Clube, Sérgio Marcolini.