Niterói: encontro com educadoras debateu formas de fortalecer as unidades da região do Largo da BatalhaEvelen Gouvêa
As atividades fizeram parte do projeto Prefeitura Móvel no Largo da Batalha, que acontece até a próxima sexta-feira (5). A iniciativa leva os serviços municipais para mais perto da população e promove ações integradas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e cidadania.
Ao fim da reunião com as diretoras de escolas, o prefeito destacou que novas ações serão executadas para melhorar as unidades da região. “Várias questões que vocês colocaram são super pertinentes. Algumas coisas já estão no radar e outras que não estavam no radar passam a estar na medida em que vocês colocam. Questões fundamentais como, por exemplo, infraestrutura, limpeza e administração das escolas, que fazem toda a diferença. Não há soluções simples para problemas complexos. O importante é progredir. Evitar andar para trás e ter uma visão do processo”, explicou Rodrigo Neves.
O prefeito aproveitou para sugerir uma nova reunião no final do ano. O objetivo é reforçar a integração entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas. “Saio daqui com uma definição. Temos que fazer no final do ano uma reunião com todas as diretoras de escolas. Um grande ponto intersetorial também com a secretária de Saúde. Estamos falando de 200 equipamentos de saúde e educação. Profissionais que a gente precisa integrar e essa reunião reforçou minha convicção”, disse Neves.
O Quarta Presente foi ampliado em agosto e passou a contemplar todas as turmas do Ensino Fundamental II. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Educação, assegura que os estudantes permaneçam na escola durante todo o turno, ao mesmo tempo em que garante aos professores o cumprimento do direito a 1/3 da jornada para o planejamento pedagógico.
Visita ao Espaço Nova Geração – O prefeito Rodrigo Neves visitou ainda o Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, onde funciona o Espaço Nova Geração. Ele anunciou para alunos, pais e professores uma obra que será realizada para melhorar ainda mais as instalações do espaço, que foi municipalizado e preparado para receber o projeto. As intervenções vão incluir pintura e obras de manutenção.
“Foi muito emocionante visitar o Espaço Nova Geração, que atende cerca de 400 pessoas, entre jovens e adultos, com aulas de teatro, dança e outras atividades culturais. Esse projeto é um exemplo de como a cultura e a educação transformam vidas, geram autoestima e ampliam horizontes. É um orgulho ver a energia e o talento dessa juventude. Seguiremos investindo em políticas públicas que promovem inclusão e oportunidades em todos os cantos da cidade”, ressaltou o Prefeito.
O Espaço Nova Geração é uma iniciativa que oferece oportunidades para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com atividades educacionais, culturais e esportivas no contraturno escolar. As unidades funcionam como centros comunitários educacionais e oferecem atividades complementares à educação formal em territórios com altos índices de vulnerabilidade social.
Com foco na educação integral, os ENGs promovem um ambiente seguro, acolhedor e conectado às necessidades da juventude, contribuindo para a redução da evasão escolar, do desemprego juvenil e da marginalização. A proposta pedagógica envolve a comunidade local e vai além do conteúdo escolar tradicional, com oficinas culturais, práticas esportivas, apoio socioassistencial e cursos de capacitação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.