Niterói: Cia. de bailarinos com PCDs convida o público a uma experiência reflexiva, transformadora e emocionanteLuiz Guilherme Caldas
Grupo Expressar volta aos palcos de Niterói com espetáculo Relações
Cia. de bailarinos com PCDs convida o público a uma experiência reflexiva, transformadora e emocionante
Niterói - Neste mês em que se reforça a luta da pessoa com deficiência, o Grupo Inclusivo de Dança Expressar reapresenta no próximo sábado (20), às 19h, o espetáculo Relações, sucesso de público e de crítica em 2024. Desta vez, o palco será o SESC Niterói, com entrada franca e classificação livre. A obra traz à cena diferentes nuances das relações pessoais e interpessoais (relacionamentos tóxicos, saudáveis e conjugais) com o propósito de conscientizar a sociedade sobre a diversidade existente nas formas de se relacionar.
Nascido em Niterói há cinco anos, o grupo é composto por sete bailarinos, sendo cinco pessoas com deficiência (PCD). Inspirados no contexto atual, os coreógrafos Daniel Rangel e Thayrine Mesquita - cofundadores do coletivo - desenvolveram coreografias que convidam o público a se reconhecerem nelas, utilizando a dança contemporânea como linguagem artística.
"Nossa proposta é desconstruir arquétipos sociais, evidenciando a potência de cada corpo e reafirmando a inclusão por meio da arte", contam os diretores. Além de Thayrine e Daniel, também integram o Grupo Inclusivo de Dança Expressar: Gabriela Calixto, Thaty Gomes, Lucas Teixeira, Mayckon Myller e Kleyton Alves.
Relações integra a Mostra SESC Regional de Artes Cênicas 2025. O teatro fica na Rua Padre Anchieta 56, São Domingos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.