Fernando Marcondes Ferraz, ao lado da colunista Lou Pacheco: saudosos e icônicos colaboradores da imprensa fluminenseReprodução
Fernando foi o fundador e diretor-responsável do jornal semanário LIG, um dos principais veículos de imprensa de bairro em Niterói. O nome do jornal veio da abreviatura das palavras litoral, Icaraí e Gavião. O jornal se destacou por sua cobertura da agenda cultural, artística e social da cidade, tornando-se referência para os moradores e autoridades locais.
O trabalho de Fernando Marcondes Ferraz a frente do LIG foi reconhecido oficialmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que aprovou uma Moção de Aplausos e Congratulações pelo papel do LIG na defesa da Região Oceânica de Niterói contra o crescimento imobiliário desordenado. A campanha, liderada pelo jornal, buscava garantir que o desenvolvimento urbano fosse acompanhado por políticas públicas sustentáveis, preservando a qualidade de vida e o meio ambiente.
Grandes nomes e entusiastas do jornalismo fluminense começaram sua carreira no LIG, ou passaram pela redação do jornal. Entre eles Luiz Antônio Mello, Pedro de Luna, Lourdes ' Lou' Pacheco, Leonardo Rivera, Luiz Carlos de Carvalho, Décio Mafra e Dr Celio Balbi Guida, entre outros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.