Niterói: Histórias Pretas Para Todas as Cores, no Paschoal Carlos MagnoDivulgação

Niterói - Como parte do projeto Contos na Varanda, do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o Grupo Afrotelúricos apresenta no sábado, 11 de outubro, às 11h, o projeto intitulado "Histórias Pretas para todas as Cores", que propõe uma imersão nas narrativas tradicionais da diáspora africana, especificamente nas histórias orais iorubá e nagô: os Ítans.
O espetáculo busca resgatar e transmitir, de maneira lúdica e envolvente, os mitos e ensinamentos ancestrais de povos africanos. Através de uma fusão de contação de histórias, música e danças africanas, as narrativas são enriquecidas por paisagens sonoras criadas ao vivo com instrumentos como kalimba, flautas, tambores, entre outros. Os quais despertam a imaginação das crianças e propiciam uma experiência sensorial única.
As histórias apresentadas, tais como Nanã e a criação do mundo, Oxumarê e o Arco-íris, O Nascimento dos Ibejis e Os Ibejis enganam a morte, abordam temas como a sabedoria ancestral, a mitologia dos Orixás e os valores transmitidos pela oralidade, com uma linguagem acessível e enriquecedora.
O projeto tem como propósito não apenas entreter, mas também educar e promover o reconhecimento da importância da preservação da memória cultural africana, resgatando as tradições orais que atravessaram gerações, mesmo diante dos desafios impostos pela história. Dessa forma, Histórias Pretas para todas as Cores busca valorizar a diversidade cultural, destacando as raízes africanas e proporcionando uma reflexão sobre a herança cultural dos povos originários da diáspora africana. Com participação de Emerson Costa.
SERVIÇO
Contos na Varanda: Histórias Pretas para Todas as Cores
Data: Sábado, 11 de outubro de 2025
Horário: 11h
Entrada Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Campo de São Bento - Entrada pela Lopes Trovão