Niterói: Embora o texto vá ao palco pela primeira vez, os ensaios acontecem desde 2023, quando, na ocasião, Márcia e Fróes começaram os trabalhos para o projeto sair do papelDivulgação
Números com vida
A ideia da professora Márcia veio com a publicação do livro em 2021. Na ocasião, ao lançar pela PoD Editora “A Família dos Números Arteiros” a mestre em matemática pensou em colocar no papel os conceitos básicos da disciplina para as crianças de uma forma leve e divertida. “No livro, os números de 0 a 9 são crianças, todas com graça e beleza, assim como a família inteira constituída pelo papai Sol, a mamãe Lua, a Vovó Ancestral, o cachorro Numeraldo e tantos outros personagens que encantam a terra onde vivem, que é conhecida como ‘Numerolândia’. Desde que comecei a escrever esse livro pensava na ideia de levá-lo para o teatro e esse sonho está se realizando graças à parceria que estabelecemos eu e Silvio e um jovem e profissional elenco”, explica Márcia.
Ator e diretor com mais de 45 anos de carreira em teatro, TV e Cinema, Fróes é professor de teatro nas Oficinas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Campinas. Ao lado de Tonico Pereira, Elba Ramalho, Tânia Alves, Walter Breda, Silvio Froes atuou em espetáculos da companhia teatral de Luiz Mendonça, viajando pelo Norte e pelo Nordeste, por 15 capitais e três cidades do interior apresentando espetáculos como “Canção de Fogo” e “A Chegada de Lampião ao Inferno” (esta última atuando com João Francisco dos Santos Sant´Anna, o lendário "Madame Satã", personalidade boêmia das noites do Rio de Janeiro famoso por sua vida polêmica). Trabalhou também no teatro de Revista sob a direção de Carlos Machado, integrando em 1979 o elenco da revista “Rio de Cabo a Rabo”, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.
Sobre Márcia da Silva Martins
Professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense por mais de 30 anos, entre 1985 até 2016. Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFF. Foi professora do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Petrobrás. Foi coordenadora do periódico intitulado Jornal Dá Licença-Matemática da UFF entre 2002 e 2018. É autora de quatro livros de lógica publicados pela Editora Ciência Moderna: Lógica: Uma Abordagem Introdutória (2012), Noções Básicas de Lógica para Concursos (2014) e Raciocínio Lógico – 270 Questões Resolvidas (2019). Além de “A Família dos Números Arteiros, lançado pela Pod Editora em 2021, é autora do livro "Matemática se Aprende Brincando – Humor, Desafios e Curiosidades", publicado pela Editora Wak (2020) e dos livros “ Entre o Verbo e o Coração” (2013) e “Encontro Entre Contos” (2019), publicados pela Editora Kazuá. Publicou em 2022 a segunda edição da obra “Lógica: Uma Abordagem Introdutória”. Publicou em maio de 2022 pela Editora Kazuá, o romance intitulado “O Exato de Nós Dois – nos bastidores de uma faculdade de matemática”. Publicou na PoD Editora, o livro “Matemática para concurso – Teoria e exercícios resolvidos” e na Editora Becalete a obra “O Mistério dos Números Escondidos”.
Serviço:
As Aventuras dos Números Arteiros
Local: Teatro da UFF
Data: 09 de novembro de 2025, domingo
Horário: 16 horas
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Link para compras online: https://centrodeartes.uff.br/event/as-aventuras-dos-numeros-arteiros

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.