Joudan Amóra: ícone do jornalismo fluminense ganha homenagem no Yorubar, na CantareiraReprodução
Jourdan Amóra ganhará homenagem no Yorubar, na Cantareira
A homenagem será informal, bem do jeito que ele gostava, no bar que o jornalista sempre ia
Niterói — O já saudoso jornalista Jourdan Amóra, ícone da imprensa fluminense e Diretor do jornal A Tribuna, será homenageado em um encontro especial entre amigos e admiradores, a ser realizado no Yorubar, espaço cultural localizado na Cantareira, em São Domingos. O evento será na sexta-feria (24), a partir das 19h, e pretende reunir familiares, amigos, artistas e representantes da mídia local para celebrar o legado de um dos nomes mais combativos e apaixonados pelo jornalismo da cidade.
A homenagem, que será informal -- como ele gostava - não deixará de ser marcada também por emoção e reverência. Contará com bate papo, onde amigos falam um pouco sobre suas histórias, e depoimentos de colegas de profissão. A idealização do evento é assinada por amigos de Jourdan, Renato da Cantareira e Elena Lopes, sócios do Yorubar. A ideia deles é destacar a trajetória de Amóra como “um ato contínuo de resistência e amor por Niterói”.
“Jourdan não apenas contou a história da cidade — ele ajudou a escrevê-la”, afirmou Gustavo Amóra, filho do jornalista, após a passagem de seu pai. “Seu compromisso com a verdade e com a liberdade de imprensa inspirou gerações e seguirá vivo em cada linha que ainda será escrita.”
O Yorubar, conhecido por valorizar expressões culturais afro-brasileiras e promover encontros entre arte e memória, foi escolhido como palco da homenagem por representar os valores de diversidade e liberdade que marcaram a vida de Amóra - além de ser um dos locais preferidos de Jourdan para encontrar os amigos.
Jourdan Amóra faleceu no último domingo (19), aos 87 anos, após duas semanas de internação no Complexo Hospitalar de Niterói. A Prefeitura e o Governo do Estado decretaram luto oficial de três dias e bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em diversos pontos da cidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.