Niterói: evento aconteceu no Museu de Arte Contemporânea, na Boa ViagemDouglas Macedo
A abertura contou com a mesa “Niterói como Ecossistema de Jogos”, que apresentou as principais iniciativas, instituições e agentes que têm impulsionado o desenvolvimento do setor no município. Participaram da abertura Leonardo Giordano, vereador e presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara Municipal de Niterói; Julia Pacheco, secretária da SMC; Juliana Benício, secretária da SMICT; Esteban Clua, professor do Instituto de Computação da UFF; além de representantes do projeto de extensão Desenvolvimento de Jogos da UFF (DJUFF) e da ACJOGOS-RJ.
Em seguida, às 15h, foi realizada a Masterclass “Game Production and Studio Development”, com Heather Chandler, produtora e especialista internacional em desenvolvimento de jogos. A atividade abordou processos de produção, gestão de equipes e estratégias para o fortalecimento de estúdios independentes. Já às 16h30, aconteceu um tour pela UFF, seguido do workshop “Novos Futuros e Novas Formas de Fazer Jogos”, às 17h30, voltado à troca de experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes sobre inovação e novas abordagens de criação.
Segundo Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ, o encontro simboliza um momento de consolidação das políticas e ações que vêm fortalecendo a indústria de jogos fluminense. “Niterói tem se destacado como um dos polos criativos mais importantes do estado. Ao reunir governo, academia e mercado, conseguimos criar um ambiente de confiança e colaboração que é importante para o crescimento do setor. Eventos como este mostram que os games fazem parte da economia criativa e da inovação brasileira de forma estratégica”, afirmou.
A atividade marcou o encerramento do Programa VERSUS 2025, promovido pela ACJOGOS-RJ, e o início das ações do Festival GamesDevConnection, série de encontros que compõem a Semana Internacional de Jogos, uma programação que se estende até 14 de novembro, com foco na valorização da produção de games no Sul Global e na consolidação de ecossistemas criativos além das fronteiras.
O GamesDevConnection é um festival colaborativo e descentralizado que reúne faculdades, estúdios, coletivos, instituições e empresas de todo o estado do Rio de Janeiro. Entre 10 e 14 de novembro, tem como objetivo fortalecer o ecossistema de desenvolvimento de jogos fluminenses, por meio de uma programação integrada de palestras, workshops, exposições e competições, em diferentes cidades do estado, promovendo o encontro entre cultura, tecnologia e mercado.
Sobre a ACJOGOS-RJ
A Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) é uma das maiores associações de jogos digitais do país. Desde 2015, atua em diversas frentes para ajudar o fomento da indústria de games estadual e nacional. Atualmente, conta com mais de 60 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 3 mil trabalhadores diretos e indiretos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.