Niterói: programação reuniu especialistas nacionais e internacionais, lideranças públicas e privadas e representantes de iniciativas voltadas ao futuro das cidades litorâneasDivulgação
A programação reuniu especialistas nacionais e internacionais, lideranças públicas e privadas e representantes de iniciativas voltadas ao futuro das cidades litorâneas. Entre os destaques, estiveram presentes Rodrigo Neves, prefeito de Niterói; Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura; Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU e Diva Amon, bióloga marinha renomada.
“Eu quero parabenizar os organizadores, a Fira Barcelona e todas as empresas parceiras deste evento, que em sua segunda edição, já é um dos maiores eventos sobre a economia do mar, não só no Brasil, mas no mundo. Niterói acredita muito na inovação, acredita na necessidade de fazer a sua transição econômica, e é por isso que nós estamos realizando esse evento em parceria com o setor privado”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves durante o evento.
Além das ativações que abraçaram a cidade de Niterói por duas semanas, os dois dias de Congresso e exposição foram repletos de palestras que reuniram mais de 120 palestrantes nacionais e internacionais que abordaram temas como cidades costeiras inteligentes, infraestrutura resiliente, adaptação às mudanças climáticas, aquicultura, inovação sustentável, mobilidade aquaviária, transição energética, turismo regenerativo, gastronomia marítima, proteção de ecossistemas e novas cadeias de valor ligadas ao oceano.
Uma novidade desta edição foi a criação do pioneiro palco de gastronomia, o Blue Gastronomy Stage, que reuniu pesquisadores, chefs renomados e autoridades que trouxeram à mesa o debate sobre temas relacionados ao consumo consciente de pescados e frutos do mar, além de prepararem, em tempo real, pratos que enalteceram a importância da gastronomia marítima para as comunidades costeiras.
“O Tomorrow Blue Economy mostra que o Brasil tem capacidade, visão e talento para liderar a agenda da economia azul no hemisfério sul. Niterói está construindo um movimento que une inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social, e isso inspira outras cidades a seguirem o mesmo caminho", finaliza Caio Castro, CEO do iCities.
Com a segunda edição do Tomorrow Blue Economy, Niterói reafirma seu papel de protagonista na pauta da economia azul, fortalecendo conexões entre ciência, inovação, cultura oceânica e desenvolvimento sustentável. Integrado à agenda oficial da Década do Oceano da UNESCO, o evento consolida a cidade como referência internacional na construção de soluções para os desafios e oportunidades do mar. Além de 80 empresas apoiadoras, a edição deste ano contou com o patrocínio da Transpetro e do SEBRAE, e deixa como legado o fortalecimento de políticas públicas, e reforça o papel estratégico das parcerias entre o setor público, privado e sociedade no compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e resiliente.
Compromisso renovado
Confirmado como o décimo evento realizado com a chancela da Fira Barcelona no Brasil, o Tomorrow Blue Economy já tem a sua próxima edição confirmada, e está prevista para os dias 25 e 26 de novembro de 2026. Esse passo renova o compromisso dos organizadores em abraçar a cidade de Niterói em mais um ano de debates relevantes a respeito da economia do mar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.