Produtos de origem animal, como mel, devem passar por inspeção para obtenção de selo municipal obrigatóriofreepik.com 11030634

Todo o estabelecimento que industrialize, manipule, elabore, transforme e prepare produtos de origem animal precisa obter o Selo de Inspeção Municipal (SIM), de determinação do Governo Federal. A inspeção segue uma série de normas do Ministério da Agricultura (Mapa) e indica que o produtor está adequado quanto a normas de limpeza, higiene, produção, recepção e expedição, entre outras exigências.
A médica veterinária Thays Canto Ribeiro, responsável pelo SIM na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Friburgo, explica que a finalidade são as seguranças alimentar e higiênica para proporcionar melhor qualidade dos produtos entregues ao consumidor.

Todos os pequenos produtores de alimentos de origem animal – pode ser uma granja que produza ovos caipiras, um pequeno produtor de laticínios, embutidos, carnes salgadas, defumados, mel, açougues, peixarias ou fornecedores de fatiados de origem animal -, precisam do selo do SIM.

No site da Prefeitura de Nova Friburgo, no ícone “Páginas”, pode ser encontrada a página da Secretaria Municipal de Agricultura, onde estão as informações sobre o SIM, as leis, diretrizes e formas necessárias para produção e manipulação dos produtos. No final da página, podem ser encontrados os documentos de obrigatório preenchimento, seja pelos proprietários ou responsáveis técnicos - médicos veterinários - que devem estar presentes em todos os locais que produzam e manipulam produtos de origem animal. 

Após o preenchimento dos documentos, é necessário dar entrada no setor de Protocolo da Prefeitura de Nova Friburgo para que sejam encaminhados à Secretaria Municipal de Agricultura, onde são averiguados e conferidos. Após a verificação, é marcada a inspeção. 

A Secretaria Municipal de Agricultura funciona na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo à sede da Prefeitura de Nova Friburgo, no Centro.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.