Fundada em 06 de janeiro de 1870 por republicanos e abolicionistas, a Campesina é reconhecida como a primeira banda republicana do Brasil Reprodução site
A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro e considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, anuncia a realização de mais uma edição do tradicional Concerto da Independência do Brasil. A edição deste ano acontece no dia 7 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, que fica na Praça do Suspiro. A entrada é franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do concerto.
Para este Concerto da Independência, a Banda Sinfônica Campesina Friburguense, sob a regência do maestro titular Marcus Almeida, preparou um repertório eclético que contará com a participação especial dos solistas convidados: o tenor Ágni de Souza e a mezzo-soprano Isabela Passos, prometendo encantar o público presente.
Fundada em 06 de janeiro de 1870 por republicanos e abolicionistas liderados pelo Major Augusto Marques Braga, a Campesina é reconhecida como a primeira banda republicana do Brasil e segue, desde então, com presença constante e ininterrupta nos principais acontecimentos de Nova Friburgo. Sob a regência do renomado maestro Presciliano José da Silva, seu primeiro maestro, a Banda consolidou uma trajetória nos palcos e na formação musical, através da Escola de Música.
A Banda Escola e a Orquestra de Cordas reúnem atualmente cerca de 150 estudantes em cursos de Teoria Musical, Sopros e Percussão. As inscrições seguem abertas na secretaria da sede da Banda, localizada no bairro Paissandu.
O evento tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Cultura.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.