Servidores do executivo e legislativo de Nova Iguaçu começaram a discutir o Plano Diretor da cidade.Divulgação

Agentes dos poderes executivo e legislativo de Nova Iguaçu se reuniram, nesta semana para a elaboração do Plano Diretor do município. A Lei orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de toda a cidade. Participaram vereadores e servidores das Secretarias municipais de Economia e Fazenda e de Desenvolvimento Urbano.
“Esta foi a primeira, das diversas reuniões que acontecerão aqui na Casa para a construção do melhor Plano Diretor para nossa cidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. Até o final deste ano, votaremos o texto final”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Dudu Reina.
Segundo Paulo Aguiar, subsecretário de Integração Urbana e responsável por apresentar os mapas de macrozoneamento de Nova Iguaçu, os eixos viários, ramal ferroviário e as URG’s – Unidades Regionais de Governo – o Plano Diretor existe para reordenar o território, trabalhando áreas diferentes dentro do município. Paulo anunciou a proposta de levar a Via Light até a região de Cabuçu, notícia muito comemorada pelos vereadores.
Eliton de Assis, coordenador administrativo da Secretaria de Economia e Fazenda, existe a necessidade urgente de remodelar os bairros e renomear as ruas, ações que irão valorizar a cidadania dos moradores, fazendo com que serviços de entrega, por exemplo, aconteçam da melhor forma possível.
Maristela Leite do Carmo, auditora fiscal da Secretaria de Economia e Fazenda, lembrou que existe uma cidade urbana dentro de regiões rurais, e que isto precisa ser redimensionado.
Novas datas de reuniões serão marcadas. O material apresentado pelo Executivo hoje foi entregue aos vereadores para uma primeira análise