Evento ocorreu na sede da Escola, na Firjan de Nova Iguaçu, nesta semanaDivulgação

A Escola de Sorvete da Firjan SENAI Nova Iguaçu sediou nesta semana um encontro com empresários do setor de alimentos, voltados para a produção de sorvetes, gelatos e açaí. A iniciativa foi promovida pelo Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan) que contou com a parceria da empresa Doremus para compartilhar experiências, falar sobre novas tendências e exigências na legislação. As novas normas de rotulagem dos produtos foi tema abordado com os empreendedores da Baixada Fluminense.

Na ocasião, os empresários tiveram a oportunidade de visitar a estrutura da Escola de Sorvete e conhecer os serviços que podem ser oferecidos para o desenvolvimento do setor.

“É sempre importante proporcionarmos esse tipo de encontro para que os empresários da região sejam atualizados sobre as novas tendências e estejam atentos às exigências do mercado”, destacou o presidente do Simapan, Henrique Balbino Seita.

O engenheiro de alimentos e representante da Doremus, Pedro Lessa, enfatizou a necessidade de os empresários adotarem as novas regras de rotulagem, que começam a valer em outubro de 2023. Serão necessárias adequações na forma de apresentação das informações nutricionais dos alimentos, destacando os itens de maior evidência, como alto teor de açúcar, gordura, entre outros. E ainda, além de informar os valores por porção e porcentagem diária, será preciso incluir os dados por cada 100 gramas do produto consumido.

“A ideia é contribuir para que os empresários tenham todas as dúvidas sanadas e possam realizar as adequações necessárias”, pontuou Pedro, que ainda apresentou as novas tendências do mercado para a fabricação. A troca de ideias visou garantir um diferencial na elaboração dos produtos e aumentar as vendas. “São sugestões para novas combinações de sabores e orientamos sobre como manter as vendas ao longo de todo o ano, não apenas no verão”, ressaltou.

Durante o evento foi realizada degustação de sorvetes produzidos com ingredientes da Doremus, como estabilizantes, emulsificantes, melhoradores de cremosidade entre outros. Os recheios e coberturas também chamaram a atenção e foram motivo de inspiração para os empresários, como o de pipoca com chocolate, cheesecake de laranja crocante, pêssego com laranja, entre outros. A variedade de opções chamou a atenção da empresária Jéssica Monteiro, que busca novidades para incrementar seu negócio.
“Os sabores de fruta são inovadores. Sabemos que o sorvete é a sobremesa mais consumida no país. Os clientes sempre querem novidades e com o que vimos aqui, vamos fazer alguns testes de novos sabores”, destacou.