Marcelle Abreu inaugurou recentemente o Food Truck da Hora do Donut. Empresária empreende em Nova Iguaçu desde 2021Divulgação
No fim de 2021, a jornalista Marcelle Abreu decidiu investir em seu próprio negócio e criou a Hora do Donut, que como diz o nome, é especializado no tradicional doce americano, mas que nos últimos anos caiu definitivamente no gosto brasileiro, com diversas franquias apostando na guloseima.
No início, o negócio era tocado na casa de Marcelle, mas o sucesso e os pedidos cada vez maiores fizeram a empreendedora lançar um Food Truck no início deste mês, no Centro de Nova Iguaçu.
“Com o negócio progredindo e as encomendas, a gente vai criando uma relação com os clientes. Então eu queria um espaço que fosse de venda e também pudesse recebê-los de forma aconchegante. Por isso optamos pelo Food Truck em um ponto de bastante movimento. Está sendo muito bacana a interação com o público no local. Quem sabe daqui a um tempo possamos pensar em um espaço fixo”, disse Marcelle.
A vontade de comandar o próprio negócio também motivou a ex-empregada doméstica Isabel Castro. Desde os 12 anos ela sempre trabalhou cuidando de casas de famílias, mas quando seu filho nasceu, ela não quis deixá-lo e voltar para a casa da família onde trabalhava.
Pensando em como conseguir um novo tipo de renda, ela viu em uma revista a oportunidade de vender semioias. No entanto, depois de algum tempo a publicação foi encerrada, mas ela não se abateu e criou sua própria marca. A venda trouxe além de uma renda, a autoestima para Isabel e todas as suas clientes e colaboradoras que hoje vendem sua marca.
Assessora de Mediação para o Trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Danielle Dias explicou que o município procura contribuir com projetos e programas voltados para o empreendedorismo feminino.
Além do já existente ‘Feira Quatro Estações’, em novembro, a Prefeitura lançará outro, para motivar e apoiar ainda mais o empreendedorismo feminino no município.
“A gente tem um trabalho bem específico com mulheres que empreendem e fazem feiras e eventos de empreendedorismo. Temos o projeto ‘Feira Quatro Estações’, onde a cada final de estação reunimos a coordenações e suas expositoras, praticamente 100% de mulheres, mães. Também fazemos capacitação, mentoria, sempre para apoiá-las nessa jornada. E em novembro vamos lançar o programa ‘Demais Mulher’, para apoio e acompanhamento das mulheres empreendedoras”, afirmou.
Tais condições atraem cada vez mais mulheres para a cidade. Empresária do ramo alimentício, sendo dona do Gran Pastel, estabelecido em Icaraí, Niterói, Alexandra Vieira está querendo expandir seu negócio pela Baixada Fluminense e procura locais em Nova Iguaçu para instalar uma nova filial de sua loja.
“A Baixada Fluminense é um grande polo para expansão de novos negócios. E Nova Iguaçu possui um potencial enorme no ramo alimentício. É nossa ideia sim depois de conquistarmos um público em Niterói, investir na Baixada. Já estou dando uma olhada em potenciais locais pelo município”, contou Alexandra, que exaltou o fato de mais mulheres estarem empreendendo.
“Com as condições a favor, as mulheres podem empreender muito mais do que está se vendo atualmente. Acho que isso vai muito da força de vontade e do foco em abrir e se estabelecer com o seu negócio”, completou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.