Nova Iguaçu - Foram 34 sessões ordinárias realizadas pelos 23 vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, de 1º de janeiro a 25 de junho deste ano. Dos 43 projetos de lei apresentados, 21 já foram sancionados pela prefeitura e já estão em vigor. Os demais estão à espera de regulamentação. Na presidência da Câmara, o vereador Dr. Marcio Guerreiro, em seu segundo mandato, sendo o primeiro como presidente, afirma que foram meses de muito trabalho, e também realizações.
“Quero agradecer a todos os vereadores que, junto comigo, foram responsáveis por este saldo positivo da atuação do Poder Legislativo. Representar uma população de quase 1 milhão de habitantes é uma missão de muita responsabilidade e seriedade”, disse o presidente.
No site da Câmara www.cmni.rj.gov.br pode ser conferido o perfil de cada vereador, com atuação e formação diversas. As proposições apresentadas mostram esta diversidade.
“Nova Iguaçu, que agora conta com 23 vereadores, pode ter a certeza de que cada parlamentar tem este compromisso com nossa cidade. A avaliação destes meses mostra uma produção legislativa representativa. Cada segmento social foi beneficiado com nossas proposições. Cada cantinho deste município foi analisado”, completou Marcio Guerreiro.
Entre os projetos de lei aprovados e sancionados, estiveram: prioridade no atendimento aos responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência; o cordão de quebra-cabeça é reconhecido como símbolo municipal de pessoas com autismo; prioridade no atendimento com pessoas com lúpus; aceitação da auto declaração de residência como documento válido; instituição da caminhada de conscientização sobre o autismo; instituição da semana de conscientização da Síndrome de Wolf-Hirschhorn; entre outros.
Destaque especial para a realização da audiência pública e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2026 (LDO), lei que define os planos de ação e programas a serem desenvolvidos pela prefeitura.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu, em março, a entrega da Comenda Carmelita Brasil, a primeira vereadora mulher do Estado do Rio de Janeiro e também de Nova Iguaçu. Cada vereador homenageou duas personalidades de destaque e que têm contribuído para o desenvolvimento da cidade.
Esses foram os números da CMNI: * 34 Sessões Ordinárias * 01 Sessão Extraordinária * 04 Sessões Solenes * 43 Projetos de Lei aprovados * 25 Decretos Legislativos aprovados * 06 Projetos de Resolução * 598 Indicações Parlamentares * 150 reuniões das 15 Comissões Permanentes * 06 Audiências Públicas * 425 Moções de Congratulações e Aplausos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.