Martin Iglesiasreprodução

M
Martin Iglesias Especialista em Investimentos do Itaú Unibanco
Rio - Fenômeno interessante: a autoanálise dos brasileiros em relação às decisões de consumo e hábitos de poupança. De fato, a reflexão chega em boa hora. Uma pesquisa recente do Banco Mundial com 143 países mostra que apenas 4% dos brasileiros poupam para a aposentadoria; número abaixo do registrado por nações como Congo e Togo.
A divulgação de dados como esse está levando cada vez mais pessoas a buscar informações, conteúdo e até mesmo assessorias especializadas com o objetivo de aprender a se planejar para a aposentadoria.
Richard Thaler, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, defende que o segredo é o autocontrole. Thaler diz que todos nós sabemos da necessidade de economizar, mas apenas uma pequena parcela coloca a teoria em prática
Com o princípio da simplicidade em mente, o Itaú Unibanco desenvolveu a "regra do 1-3-6-9". Criado para nortear o processo de construção da aposentadoria de forma simples e clara, o método indica o valor que deve ser poupado em diferentes fases da vida.
Para ser considerada financeiramente saudável, uma pessoa de 35 anos deve ter poupado o equivalente a um ano da sua renda. Para alguém de 45 anos, o montante guardado deve equivaler a três anos. O patrimônio reservado sobe para o equivalente a seis anos aos 55 anos de idade. Ao chegar aos 65 anos, o ideal é que a pessoa tenha uma reserva igual aos rendimentos acumulados ao longo de nove anos.
Pela regra, um indivíduo que inicia o planejamento aos 25 anos precisará separar apenas 10% da sua renda mensal. Aos 45 anos, no entanto, o esforço deverá ser bem maior: 35% do salário mensal.
A lição a ser aprendida e ensinada desde cedo é que planejar o futuro não pode e nem deve ser algo complexo ou doloroso. O segredo está na disciplina e na simplicidade do processo, tornando o ato de poupar tão involuntário e imperceptível quanto a própria respiração. Essa é a melhor maneira de manter-se fiel à estratégia e aos seus objetivos.
Martin Iglesias é especialista em Investimentos do Itaú Unibanco