Julio Canelinha, prefeito de Paraíba do SulFoto: Reprodução

Paraíba do Sul -Júlio Canelinha assumiu a Prefeitura de Paraíba do Sul há exatos 106 dias. Já no primeiro mês de governo, o prefeito declarou estado de calamidade financeira, atribuindo a situação crítica à administração anterior. A gravidade do cenário exigiu ações rápidas, forçando a adoção de medidas rigorosas para minimizar os prejuízos e garantir alguma estabilidade nas finanças públicas. Apesar das dificuldades, em apenas quatro meses de gestão, o município tem iniciativas efetivas e articulações estratégicas voltadas para o crescimento.

Filiado ao União Brasil, partido de centro-direita, Canelinha mantém relações sólidas com o governador Cláudio Castro e com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar — ambos nomes centrais na estrutura de poder estadual. Por outro lado, ele também tem construído pontes com lideranças da esquerda nacional, como Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann.

Os resultados dessa articulação já começam a aparecer. Em 2025, Paraíba do Sul foi contemplada com uma nova ambulância pelo Governo Federal. Ainda em 2024, antes mesmo da posse, Canelinha articulou com o Governo do Estado a inauguração de uma praça no bairro Amapá, que foi entregue à população.
Paraíba do Sul, que já foi referência em educação e chegou a ter uma das melhores merendas escolares do país, hoje amarga resultados preocupantes, como estar entre os piores desempenhos do estado no último IDEB. A cidade enfrenta desafios em todas as frentes, precisando de estratégia e diálogo para superar o problema.
Com articulações e planejamento, o prefeito planeja projetos e visa gerir o município de forma efetiva, se colocando compromissado com Paraíba do Sul.