Prefeito de Paraty Luciano Vidal discursando na assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado e Grupo ÁguasDivulgação/Grupo Águas

Paraty - Uma Parceria Público -Privada (PPP) entre a prefeitura, o Estado, a Eletronuclear e a empresa Águas de Paraty, lançou nesta quinta-feira (15), o Termo de Cooperação Técnica para execução de obras de saneamento básico na área urbana da cidade histórica. A fase 1 do SES (Sistema de Esgotamento Sanitário) Paraty contará com 23.2 quilômetros de redes coletoras e de recalque, 7 elevatórias de esgoto bruto e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade inicial de 43.3 litros/s. O projeto atenderá cerca de 45% da população urbana do município de Paraty. O investimento nesta primeira fase é de aproximadamente R$ 44 milhões.
Projeto da Estação de Tratamento de Esgoto de Paraty - Divulgação/ Grupo Águas
Projeto da Estação de Tratamento de Esgoto de ParatyDivulgação/ Grupo Águas
O prefeito Luciano Vidal, o vice-governador Thiago Pampolha e Alberto Costa representante da Águas de Paraty assinaram o termo para o início das obras, na tarde de hoje, no bairro Jardim Riviera.
“Estamos fazendo um trabalho com muita atenção e respeito à população. Isso faz com que a gente aumente o percentual de tratamento de esgoto na cidade de Paraty, o que representa melhoria na saúde. Vamos ter menos pessoas procurando os postos de saúde, principalmente, crianças e idosos”, destaca Luciano Vidal, prefeito de Paraty.
Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com obras de expansão de esgotamento sanitário e saneamento básico na área urbana. A estação modular de tratamento de esgoto será erguida no bairro Jardim Riviera, próximo ao trevo da cidade.
“A parceria entre a iniciativa privada e pública tem proporcionado avanços no saneamento em Paraty, também se destacando pelo olhar diferenciado para a população vulnerável. O objetivo é acompanhar o crescimento da cidade, garantindo o tratamento do esgoto sanitário, com a implantação de uma estação modular”, completou o prefeito Vidal.
O gerente-geral da Águas de Paraty, Alberto Costa, pontuou a importância dessa parceria para a execução do projeto. 
Alberto Costa gerente-geral da Águas de Paraty responsável pela obra de esgotamento sanitário de Paraty - Divulgação/Grupo Águas
Alberto Costa gerente-geral da Águas de Paraty responsável pela obra de esgotamento sanitário de ParatyDivulgação/Grupo Águas
"Com esta construção, trataremos os esgotos de 45% da população, levando mais qualidade de vida, saúde e preservando o meio ambiente. Hoje, a cidade que já conta com 100% de água tratada na área de atuação da empresa, inicia essa parte importante do saneamento, tratando também o esgoto da população", disse Alberto Costa.
PPP - A Parceria Público - Privada (PPP) é uma modalidade de contrato de parceria entre o poder público, a iniciativa privada para prover a execução e gestão das obras, entre a prefeitura, governo e a concessionária.
Plano de Saneamento - Além do lançamento da obra da ETE, durante o evento também será entregue à Câmara Municipal o Plano de Saneamento do Município de Paraty, que é uma mensagem de um Projeto de Lei (PL), desenvolvida pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a AGEVAP (A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP).
Sobre o Grupo Águas do Brasil
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 16 operações e mais de 5,1 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.