Alunos visitaram o local no último dia 15Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente de Paty do Alferes levou os alunos do 5º ano do ensino médio da Escola Municipal Professora Laudelina Bernardes para uma visita a uma estufa de cultivo protegido de tomates, como parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril).
Conduzida por Flávio Vieira, colaborador da empresa responsável pelas estufas, a visita teve como objetivo mostrar para as crianças a importância da conservação e a necessidade da utilização adequada da terra, a partir de uma introdução sobre a cultura do cultivo de tomates do município - que data de décadas.
Outro ponto abordado durante o passeio didático foi o licenciamento ambiental, um requisito obrigatório para construção das estufas, “uma vez que sua terraplanagem envolve grande revolvimento de solo dependendo da área geográfica e de onde será instalada essas estufas”, explica a educadora ambiental Elida de Souza Baltar.
Durante a visita as crianças aprenderam também sobre o cultivo protegido e seus benefícios, que envolvem redução do uso de defensivos agrícolas em torno de 90%, quando comparado ao cultivo tradicional. De acordo com Elida, esta alternativa traz mais qualidade de vida ao produtor e segurança alimentar ao consumidor.