Marianna Crioula e Manoel Congo são duas figuras fundamentais na história de PatyDivulgação
Prefeitura de Paty lança plano para Museu Manoel Congo e Marianna Crioula
Plano Museológico foi lançado com a presença de autoridades e membros da sociedade civil
Com a total revitalização da Aldeia de Arcozelo, Paty do Alferes ganhará também uma nova escola e um novo museu, este último em homenagem a duas figuras emblemáticas na história da cidade, os símbolos de resistência Manoel Congo e Marianna Crioula.
Em cerimônia realizada no último dia 25, com a presença de autoridades e membros da sociedade civil, a Prefeitura Municipal lançou o Plano Museológico para o Museu Manoel Congo e Marianna Crioula, principal instrumento para a compreensão das funções de um museu. O documento foi elaborado por uma empresa especializada, com repasses municipais indicados pela Câmara de Vereadores. É por meio deste planejamento institucional que os gestores de museus conseguem definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos.
Com um Plano Museológico bem estruturado e executado, a secretária de Cultura Dolores Lustosa afirma ser possível vislumbrar novas oportunidades para a cidade. “Um museu, como ponto turístico e cultural, impacta positivamente a economia do local, principalmente do entorno, com a geração de novos negócios e fortalecimento dos que já existem”, afirma.
O Museu Manoel Congo e Marianna Crioula também atenderá à Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que tem como princípio a construção e atualização sistemática, por cada museu, de um Programa Educativo e Cultural, entendido como uma política educacional. De acordo com a secretária, este programa busca fomentar a articulação com redes de ensino, promovendo a educação museal através de visitas mediadas, elaboração de material educativo e espaços nos museus para atividades educativas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.