Dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19Reprodução

Petrópolis - As doses da vacina bivalente da Pfizer estarão disponíveis a partir deste sábado (18), para gestantes e puérperas. Já na segunda-feira (20), será a vez de trabalhadores da Saúde e pessoas com deficiência. Isso porque, houve uma nova ampliação do grupo prioritário, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde.
No sábado, o público alvo poderá receber sua dose no Centro de Saúde do Itamarati, de 8h30 às 16h30 ou na ação que acontece na Academia da Saúde, no Parque Cremerie, de 12h às 16h30. A partir de segunda-feira, ele estará disponível nos nove postos distribuídos pelo município.
Na terça-feira, foi recebido um lote com 11.220 doses, que vão abastecer esses nove postos. A previsão é imunizar 32.609 pessoas nesta primeira fase e, até este momento, 8.142 pessoas já tomaram esse reforço.
A aplicação da dose de reforço com a Pfizer bivalente foi iniciada no dia 27 de fevereiro. Toda a logística está sendo organizada pela Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde. “Não é necessário agendamento, porém, o cidadão precisa ter o esquema primário completo, ou seja, com pelo menos as duas primeiras doses há 4 meses ou mais”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Para receber a vacina, não é necessário agendamento. No caso dos acamados, no entanto, os responsáveis deverão fazer o cadastro na unidade de saúde mais próxima de sua casa. De acordo com o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde, a partir de 17 de abril, será iniciada a imunização dos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de Liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.