Reabertura da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura Raul de LeoniDivulgação
“Foi feito um trabalho minucioso de recuperação não só do espaço, mas também do acervo, que é extremamente rico. A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral é um espaço importante para a pesquisa e o conhecimento e, principalmente, e preservação da história documental de Petrópolis”, destacou o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.
Durante a solenidade de reabertura, a Secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, entregou o Selo Solidário a pessoas físicas, empresas e instituições que contribuíram desde o trabalho de limpeza até a recuperação do acervo perdido durante as catástrofes climáticas de 2022.
O trabalho de recuperação contou com uma equipe especializada. Estão no acervo cerca de três mil livros resgatados. Outros 300 seguem em tratamento e, em breve, também estarão à disposição da população. A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral conta ainda com um vasto acervo histórico, composto por documentos, cerca de 1200 jornais encadernados, aproximadamente 113 mil certidões de óbito e 25 livros de sepultamento de Petrópolis e dos distritos. Todo acervo disponível para consulta.
“A reabertura da Biblioteca é mais um passo do projeto de retomada e valorização da cena cultural de Petrópolis. Temos o Cine Humberto Mauro, reaberto recentemente, a fachada do Centro de Cultura foi revitalizada, nos preocupamos com a acessibilidade dos banheiros e não vamos parar por aí”, destacou a presidente do IMCa Diana Iliescu.
A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Arquivo Histórico também funciona no mesmo horário e dias, agora sem a necessidade de agendamento. A programação, gratuita, de reabertura vai até amanhã, 13, com contação de histórias e apresentações teatrais.
Confira a programação:
Dia 13
10h - Contação de estórias
14h - Teatro Infantil – “Rosa que Gira a Roda”
Conheça a história da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral
A Biblioteca começou a funcionar em Petrópolis no dia primeiro de fevereiro de 1876 na Câmara Municipal e só recebeu prédio próprio no dia 29 de julho de 1946, durante as comemorações do centenário de aniversário da Princesa Isabel, quando se desvinculou da Câmara e passou a ser administrada pela Prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.