I Encontro Municipal de Sensibilização do AutismoDivulgação
Prefeitura realiza I Encontro Municipal de Sensibilização do Autismo
Encontro contou com a participação de profissionais de saúde, educação, pais e portadores de autismo
Petrópolis - A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira (12) o I Encontro Municipal de Sensibilização do Autismo. O evento aconteceu no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na rua Benjamin Constant, e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, pais e portadores do espectro.
As palestrantes foram a assistente social e portadora do espectro, Flávia Barbosa, que falou sobre “O Autismo por uma Autista”; a nutricionista Juliana Schefer, que seguiu o tema “Seletividade Alimentar No Autismo”; a psicóloga Vanessa Senna, palestrando sobre “Autismo na Escola” e a psiquiatra Beatriz Gomes Benício da Fonseca, do CAPSi, que apresentou a temática “Diferenças Clínicas dentro do Espectro do Autismo (TEA)”
A prefeitura, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, tem trabalhado para garantir o acolhimento de crianças com TEA. “Além de um convênio firmado recentemente com o GAAPE, as escolas da nossa rede municipal estão preparadas para receber essas crianças. Também estamos desenvolvendo o projeto de criação de um centro de referência para atendimento em saúde mental, além dos serviços já oferecidos através dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS)”, complementa o prefeito.
“São temas importantes e que precisam ser discutidos, principalmente porque esses debates contribuem para a criação de políticas públicas voltadas para as pessoas, especialmente as crianças com TEA”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
O Transtorno de Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, é um transtorno de desenvolvimento caracterizado pela dificuldade na comunicação social e comportamento. Dentro desse espectro se englobam diferentes subtipos do TEA, já que é um transtorno que deve ser tratado de forma individualizada, respeitando as especificidades de cada um.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.