Solenidade também contou com bolo e visitação as novas instalações do Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural 14-BisDivulgação

Petrópolis - Foi com uma grande festa que a Prefeitura de Petrópolis reabriu, na tarde desta quinta-feira (20), a Casa de Santos Dumont. A reinauguração do museu foi o ponto alto da programação pelos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, que também contou com o lançamento do selo comemorativo concedido pelos Correios e da medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil.
A solenidade oficial aconteceu no pátio externo da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) do Relógio da Flores, ao lado do Museu Casa de Santos Dumont, reunindo mais de 200 pessoas. As bandas da Força Aérea Brasileira (FAB) e do 32ª Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão Dom Pedro II, também participaram da cerimônia tocando os hinos Nacional Brasileiro e de Petrópolis. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont também estiveram presentes. A solenidade também contou com bolo e visitação as novas instalações do Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural 14-Bis.
“Estamos muito felizes de devolver à população petropolitana e ao povo brasileiro esse importante equipamento de cultura e história. O Museu Casa de Santos Dumont, a Encantada, como é carinhosamente chamada, está de portas abertas, totalmente reformada e trazendo uma nova experiência para os visitantes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira, major-brigadeiro do ar, José Madureira Júnior, destacou o principal feito de Santos Dumont: “voar”. “Ele transformou o sonho em realidade”, frisou o major-brigadeiro.
Um vídeo do sobrinho neto de Santos Dumont, Jorge Henrique Dumont Dodsworth lendo uma carta em homenagem ao sesquicentenário do Pai da Aviação deu início a cerimônia. Ele lembrou os tempos de criança de Santos Dumont e o carinho que tinha por Petrópolis.
A solenidade também contou com a homenagem da acadêmica da Academia Brasileira de Poesia, Elisabeth Amorim, que recitou o poema “Ícaro Brasileiro” escrito por Arnaldo Rippel em homenagem a Santos Dumont. O presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia citou um trecho do diário de Yolanda Penteado, amiga de Santos Dumont, sobre a visita dela e da mãe à casa Santos Dumont em Petrópolis.
Ao lado do ator Sylvio Costa Filho, que há décadas interpreta Santos Dumont, a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Ana Cristina Francisco, fez um breve relato sobre a vida e história do Pai da Aviação. O vice-reitor da UCP, Marcelo Vizani também participou da cerimônia e falou de Santos Dumont, como uma “pessoa que inspirou muitos brasileiros”.
O vereador Mauro Peralta esteve presente na cerimônia e agradeceu à Prefeitura pela reforma do Museu e a bela homenagem pelos 150 anos de nascimento de Santos Dumont.