Secretário de Estado de Governo, Bernardo RossiDivulgação

Petrópolis - O Governo do Estado está realizando um estudo técnico para a instalação da primeira Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher – DEAM, em Petrópolis. O assunto vem sendo acompanhado pelo secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, que como deputado, propôs a instalação da Delegacia Especializada, voltada exclusivamente para atendimento de mulheres vitimas de violência na cidade. Investimentos nas DEAMs fazem parte do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, lançado pelo governador Cláudio Castro na última segunda-feira (7) - data em que a Lei Maria da Penha completou 17 anos.
“Termos políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos da mulher é uma questões urgente. A violência contra a mulher é uma questão que fere a todos. Por isso o governador criou a Secretaria da Mulher, comandada pela secretária Heloísa Aguiar, que tem um trabalho voltado para o enfrentamento a violência ao gênero,e cuida também de outras questões pertinentes, como saúde, capacitação, entre outras ações importantes para a mulher”, destaca o secretário de Governo.
Rossi lembra que o Pacto, lançado esta semana, é um documento elaboradas por 21 secretarias para melhorar a estrutura do Estado para atendimento às mulheres e que “Todos os esforços precisam ser feitos para o enfrentamento à violência contra a mulher”. As DEAMs tem papel importante neste contexto. Com atendimento 24 horas e estrutura especialmente preparada para atender e acolher as mulheres vítimas de violência.
“O acolhimento é muito importante. Em 2020 trabalhamos para que Petrópolis recebesse a primeira Sala Lilás para atendimento a mulheres vítimas de violência. Hoje, na Secretaria de Governo, meu empenho é para que possamos levar para a cidade a primeira DEAM. Pois entendemos que faz toda diferença termos uma estrutura exclusiva para receber a mulher no momento em que ela precisa de todo apoio”, afirma Bernardo, que mantém contato com o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque. Hoje Petrópolis conta com um Núcleo de Atendimento à Mulher, que funciona na 105ªDP.
O secretário de Governo Bernardo Rossi ainda defende que cidades da Região Serrana recebam mais núcleos do Programa Mulheres Empoderadas. O projeto do Governo do Estado oferece às mulheres estratégias de prevenção para o enfrentamento a violência, mostra quais são as principais situações de risco de violência, e aponta de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa pessoal.
“São mecanismos adotados pelo governo Cláudio Castro para combater todos os tipos de violência contra as mulheres, seja a violência doméstica,os casos de feminicídio, estupro, importunação sexual, assédio moral ou assédio sexual no ambiente de trabalho” , destaca.
No ano passado o Brasil teve recorde de feminicídios, com média de uma mulher morta a cada 6 horas.