Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí - Fiocruz em PetrópolisDivulgação

Petrópolis - O Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí - Fiocruz em Petrópolis, vai receber na próxima semana um Seminário Internacional sobre Equidade em Saúde, promovido em parceria com a Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI). Na ocasião, será debatido o tema: “Abordando as desigualdades para um futuro saudável”. O evento é fechado para convidados e terá transmissão on-line pelo canal do Fórum Itaboraí no Youtube, com tradução em espanhol e inglês.
A abertura, no dia 21, irá contar com a presença de Hermano Castro, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAPPS) da Fiocruz; de Rubens Bomtempo, Prefeito de Petrópolis; de Ellen Whitney, diretora do escritório da Ianphi nos Estados Unidos; e de Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí e coordenador da rede latino-americana da IANPHI.
O seminário vai reunir, de maneira presencial e on-line, cerca de 30 colaboradores renomados de Institutos Nacionais de Saúde Pública (INSP) de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Peru, Venezuela, Chile, Canadá e Moçambique, bem como a colaboração de organismos como OPS, COMISCA, OTCA e ORAS. A ideia do encontro é estabelecer um entendimento comum sobre abordagens eficazes e discutir medidas concretas para enfrentar as desigualdades sociais no âmbito da saúde.
Entre os principais objetivos do Seminário estão: compartilhar experiências e abordagens bem-sucedidas de equidade em saúde dentro da rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública latino-americanos, definir metas e ações concretas para abordar as desigualdades em saúde, desenvolver ideias inovadoras para um projeto de indicadores para a ação intersetorial e elaborar um roteiro para orientar as ações dos institutos na busca pela equidade em saúde.
Durante três dias, os participantes vão discutir e compartilhar conhecimentos e perspectivas para criar soluções eficazes. Os resultados esperados incluem a formulação de planos de trabalho colaborativos, a criação de documentos de síntese para disseminação, a preparação de atividades de capacitação e a elaboração de um cronograma de acompanhamento dos compromissos assumidos.