Abertura aconteceu nesta quarta-feira (20), na Casa dos Conselhos, e contou com a presença do prefeito Rubens BomtempoDivulgação

Petrópolis - Com foco em promover o diálogo rumo à construção de uma cultura de paz, a Prefeitura de Petrópolis promove de 20 a 28 de setembro a VI Semana Internacional de Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa. A abertura aconteceu ontem (20), na Casa dos Conselhos, e contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo. As ações da Semana são realizadas através do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa (Petrópolis da Paz), que é vinculado à Secretaria de Governo.
“Este é um momento histórico para o poder público e a sociedade civil de nossa cidade! A mediação é um assunto amplo, com várias particularidades, das quais só aprendemos na prática. Por isso, devemos cada vez mais promover o debate e discutir o assunto em nosso território, combatendo principalmente a intolerância”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que também deu exemplo sobre o uso da mediação em conflitos aplicada neste ano na Associação de Moradores do bairro Independência.
Essa comunidade já havia tentado por 3 vezes eleger um presidente, porém sem sucesso. Após a aproximação resultante do programa Nosso Bairro, que promoveu diálogo entre as partes envolvidas, um novo presidente foi eleito de maneira harmoniosa. “Esperamos que a cultura da mediação avance por todas as esferas da nossa sociedade petropolitana e estimulamos essas ações por meio da Justiça Restaurativa: o outro, o próximo, sempre será um grande instrumento para nossa evolução”, explicou o Secretário de Governo, Marcus São Thiago.
O Petrópolis da Paz atua na cidade em três frentes: Justiça Restaurativa, Mediação Comunitária (através da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos), e Mediação Escolar. “Este programa faz de Petrópolis o único município do estado com essa iniciativa. A mediação cuida de pessoas e de corações. Por isso, caminhamos juntos rumo à pacificação e à justiça social, sempre respeitando a diversidade. Causas estas que norteiam o atual governo municipal”, ressaltou Elsie Ellen Carvalho, coordenadora do Programa.
Compondo a mesa, também estavam a secretária de Educação, Adriana de Paula e o procurador geral do município, Miguel Barreto.
A abertura do evento também contou a apresentação do coral Pró-Tempore e com palestra da diretora do Conselho Nacional das Instituições Mediação e Arbitragem, Fernanda Levy. “É uma alegria para mim encontrar uma cidade que busca a conciliação de uma forma tão enfática e prática através do estabelecimento de parcerias, estou muito honrada com o convite”, finalizou Fernanda,doutora e mestre em direito.
A programação completa da VI Semana Internacional de Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa de Petrópolis está no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov).