Os secretários de Estado de Governo, Bernardo Rossi, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius FarahDivulgação

Petrópolis - A aprovação de um projeto do governador Cláudio Castro que garante a redução alíquota de ICMS para 81 municípios, votado nesta quarta-feira na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, irá impulsionar o desenvolvimento e a geração de empregos em diversas regiões do Estado.
Petrópolis está entre as cidades que terão tratamento tributário especial de caráter regional aplicado a estabelecimentos industriais - com redução de ICMS de 19% para 3%. A aprovação foi anunciada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah; e de Governo, Bernardo Rossi , que sempre trabalharam pelo regime diferenciado que potencializa os investimentos em cidades do interior.

“É um passo muito importante que estamos dando hoje para consolidar o desenvolvimento econômico e potencializar a geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro. Estou certo de que a implementação desta lei será um marco para o nosso Estado, em especial para Petrópolis. Estou aqui hoje com nosso secretário de Desenvolvimento Vinícius Farah, que elaborou este projeto, com quem conversei muito sobre a importância desta iniciativa para cidades da nossa região. Agradeço ao presidente da Alerj Rodrigo Bacellar e aos demais deputados que foram cirúrgicos e entenderam o avanço que este projeto significa para atrair novas empresa, gerar empregos e fortalecer a economia do nosso estado”, destacou Bernardo Rossi.

“É uma conquista histórica que temos hoje para o Estado do Rio de Janeiro. Posso citar aqui o exemplo do município de Três Rios, que mostra na prática a diferença que uma alíquota reduzida a 3% permite em termos de desenvolvimento econômico e geração de empregos. É um momento histórico em que vemos que a boa articulação entre o executivo e a assembléia resulta na aprovação de uma lei tão complexa. Quem ganha com isso é a população de todo estado do Rio de Janeiro”, assinalou, Vinícius Farah, que avalia a redução de alíquota de 19% para 3% em 81 municípios representa uma “transformação para as cidades e para a realidade da população, que terá maior oferta de empregos”.

Aprovado na Alerj, durante a sessão desta quarta-feira (22), o projeto de lei 6.979, será enviado ao Executivo, para ser assinado pelo governador Cláudio Castro. A nova lei entra em vigor após a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.