Projeto "Dançar, Empreender e Vencer!"Foto: Divulgação

Petrópolis - O projeto "Dançar, Empreender e Vencer!" está com inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas modalidades de dança e capacitação em gestão e empreendedorismo cultural. A iniciativa busca democratizar o acesso à formação artística e profissional, oferecendo novas oportunidades para quem deseja atuar no setor. Petrópolis tem 120 vagas disponíveis para jazz dance, danças urbanas e dança para maturidade, além de outras 120 para gestão cultural.
Com início previsto o final de março e encerramento em novembro de 2025, o programa contemplará tanto oficinas práticas de dança quanto cursos de gestão cultural. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo de encerramento e anteprojetos desenvolvidos ao longo da formação. As inscrições já estão abertas e seguem critérios como ordem de chegada e prioridade para pessoas de baixa renda ou com experiência na dança e interesse na produção cultural. Os interessados podem se inscrever e saber mais informações do curso de gestão clicando aqui e dos cursos de dança clicando aqui.
Os cursos de gestão e empreendedorismo cultural abordarão desde a concepção, formatação e inscrição de projetos até a captação de recursos e prestação de contas, incluindo temas como leis de incentivo fiscal (ISS, ICMS e Rouanet), planejamento financeiro, estratégias de divulgação e produção cultural.
Viabilização e impacto social
O projeto é idealizado e realizado pela Arte Cultura Gestão & Produção Cultural LTDA, sob direção geral de Patricia Castro, que também será responsável pelos cursos de gestão e empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio da Souza Cruz – Instituto BAT Brasil, via Lei do ICMS da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Escola Municipal Gonçalves Dias - Instituto Municipal de Cultura - Prefeitura de Petrópolis. Conheça mais em @arteculturacomvc.
Para Patricia, que atua há 30 anos na área cultural, a iniciativa é uma forma de unir arte, educação informal e empreendedorismo.
"Unir arte, gestão e empreendedorismo foi um divisor de águas na minha carreira. O projeto 'Dançar, Empreender e Vencer!' oferece um caminho para transformar vidas através da arte e gerar emprego e renda para os participantes", destaca a gestora cultural.
As aulas serão realizadas nos turnos da tarde, noite e finais de semana, conforme a demanda de cada local. Os alunos contarão com o acompanhamento de professores e consultores especializados.
Encerramento e produtos culturais
Ao final do programa, os participantes dos cursos de gestão terão a oportunidade de apresentar seus anteprojetos em um Pitch, além de colaborar como técnicos, produtores e criadores no espetáculo de encerramento "Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?". O evento será acessível, com intérpretes de Libras e legendagem nos materiais audiovisuais.
Além da formação, o projeto gerará dois produtos culturais: videodocumentário, registrando imagens e depoimentos dos participantes; e um livreto, com resultados qualitativos e quantitativos obtidos durante o monitoramento de desempenho e satisfação ao longo dos seis meses de curso.
"Nosso objetivo vai além de desenvolver talentos na dança. Queremos fornecer ferramentas para que os artistas possam transformar sua paixão em um empreendimento sustentável. Vamos juntos dar vida à sua arte?", finaliza Patricia.