Rossi e Castro em PetrópolisFoto: Divulgação

Petrópolis - Frente às previsões meteorológicas que apontam volume alto de chuvas até domingo na Região Serrana, o governo do Estado está reforçando a estrutura para resposta rápida em todo estado. O governador Cláudio Castro e o presidente do Comitê de Chuvas do Estado, Bernardo Rossi, estão acompanhando a situação das chuvas pessoalmente em Petrópolis - cidade considerada a mais vulnerável do estado, que de acordo com as previsões, está na rota das chuvas intensas.

"Cancelamos as folgas de polícias, bombeiros, todas as equipes estão de sobre aviso, para o caso de termos alguma emergência", destaca o governador.

"Estamos acompanhando em tempo real no Inea o avanço desta frente fria que trará grandes volumes de chuva entre sexta e domingo. O estado está adotando todas as medidas para agilizar as respostas em caso de necessidade. Petrópolis, que tem um histórico de grande vulnerabilidade, está recebendo reforços de máquinas e equipamentos para atuação imediata em caso de necessidade", afirma o secretário do Ambiente e coordenador do Comitê das Chuvas do Estado, Bernardo Rossi.

A decisão de acompanhar a situação das chuvas presencialmente na Serra foi tratada por telefone com prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.
"Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental neste período em que enfrentamos o risco de fortes chuvas. A prontidão demonstrada antes mesmo da chegada do governador a Petrópolis mostra o comprometimento com a nossa cidade. Toda a estrutura estadual foi colocada à disposição: equipes técnicas capacitadas, máquinas, caminhões, e demais equipamentos essenciais já estão mobilizados. Essa atuação integrada fortalece nossa capacidade de resposta e reforça a importância da união entre os governos para proteger a população", conta Hingo.

Por determinação do secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, equipamentos e equipes do Programa Limpa Rio do Inea estão de sobreaviso para atuação imediata em caso de necessidade. Hoje o Inea tem na cidade: 35 equipamentos, entre retroescavadeiras, tratores e caminhões do programa Limpa Rio que podem ser direcionados para atuação em caso de emergência.