Deputado federal Hugo LealFoto: Reprodução
Os seguintes trechos farão parte da nova concessão:
•Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.
•Rodovia BR-495/RJ: Estrada Itaipava-Teresópolis (Estrada das
Hortênsias).
A extensão total é de 218,9 km, ao custo de R$ 8,8 bilhões de investimento total. Dentre as melhorias previstas estão 13,1 km de duplicação; 86,6 km de faixas adicionais; 11,7 km de ciclovias; 3 túneis; 14,6 km de vias marginas;13 viadutos; 12 passarelas; 32 pontos de ônibus; e um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros.
Para Hugo Leal, a BR-040 é um eixo estratégico para o transporte de pessoas e mercadorias, e sua recuperação é fundamental para a segurança viária e para o crescimento econômico da região. O deputado classifica o leilão como um “momento histórico para toda população da Região Serrana”, que aguarda a nova subida da serra há mais de uma década.
Defensor histórico das prometidas e não concretizadas melhorias na rodovia, Hugo Leal atuou ativamente pela rescisão do contrato da Concer (atual concessionária) e pela estruturação de uma nova concessão, mas que viabilize a modernização da via principalmente com a finalização da aguardada nova subida da serra.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.