Grafite foi alvo de vandalismoFoto: Reprodução
É inaceitável que qualquer manifestação de intolerância se traduza em vandalismo. O espaço público é de todos, e deve ser preservado com responsabilidade, diálogo e civilidade.
A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) já está revisando as imagens das câmeras de segurança da região para identificar o autor da ação. O caso será tratado como dano ao patrimônio público, e as medidas legais cabíveis serão adotadas. A Secretaria de Cultura irá entrar em contato com o artista que fez a pintura para fazer o reparo.
O poder público reafirma seu compromisso com a preservação dos espaços coletivos e com a promoção de uma cultura de paz, onde o debate seja sempre bem-vindo — mas jamais confundido com violência ou desrespeito."
O painel com as personalidades negras que está na Praça da Liberdade amanheceu pichado o rosto de Marielle Franco, a vereadora mais votada na cidade do Rio de Janeiro e, que se tornou um símbolo internacional da luta contra toda a forma de preconceito e racismo. Marielle foi brutalmente assassinada no exercício do seu mandato. Uma mulher negra, nascida no Complexo da Maré, onde a conheci em 2005. Nos tornamos amigos pelas nossas lutas comuns contra o racismo.
O Núcleo Educafro Petrópolis - Sebastiana Silva vem a público manifestar sua indignação contra mais este crime racial cometido na “cidade imperial”, que continua negando em sua história a contribuição do nosso povo negro na formação dessa cidade. Não é a primeira vez que a imagem e o nome de Marielle Franco são violentados aqui em Petrópolis. Isso só demonstra o quanto o racismo, o machismo e a misoginia estão presentes numa sociedade que ainda respira o mofo do império.
É preciso que a polícia e as autoridades da cidade investiguem este ato criminoso e que o/a responsável responda por isso.
Marielle Franco é semente de inspiração e esperança para o Povo Negro."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.