Inauguração do Limpa Rio Margens em PetrópolisFoto: Ernesto Carriço
Estado revitaliza área e cria novo espaço de lazer na Castelânea, com Limpa Rio Margens
Outros investimentos foram anunciados para o município
Petrópolis - O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, entregou no último sábado (20), o primeiro espaço revitalizado pelo programa Limpa Rio Margens em Petrópolis. A nova área de lazer no bairro Castelânea, foi inaugurada pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ao lado do prefeito Hingo Hammes. O espaço, antes abandonado, recebeu quadra poliesportiva, quadra de areia, arquibancada, academia da terceira idade, pisos novos, mesas de jogos, bancos de concreto e outros equipamentos urbanos.
"O Limpa Rio Margens está transformado as cidades em todo estado. Ele promove a conscientização ambiental e dá qualidade de vida para as pessoas, com a criação de espaços de lazer como este, que os moradores agora poderão desfrutar com muita alegria", disse o governador Cláudio Castro, que anunciou a chegada do projejto a mais duas localidades: Correas e Lopes Trovão. O Limpa Rio Margens também irá recuperar áreas no entorno dos lagos de Nogueira e Vale do Sossego.
"O Limpa Rio Margens é transformador. Este espaço aqui, por exemplo, era motivo de preocupação por conta do acumulo de entulho e hoje está totalmente revitalizado!", comemora o secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, destacando que os locais ganham vida e se tornam espaços de conscientização ambiental, com áreas de convivência para os moradores.
"Agora as pessoas podem praticar esportes e fazer suas atividades físicas em um espaço adequado. É um local de lazer para crianças e jovens e também de socialização de idosos, ou seja, a comunidade ganha qualidade de vida", afirma Bernardo.
O projeto está em andamento também em Cascatinha, onde a praça e a quadra estão sendo revitalizadas. Em breve moradores da região poderão contar com uma quadra poliesportiva nova, com arquibancadas, além de espaços de convivência com a instalação de mesas de jogos e bancos de concreto.
O projeto faz parte das ações do estado para a prevenção às mudanças climáticas e será levado a 66 municípios – um investimento de R$ 88 milhões. As obras estão em andamento em pelo menos 25 cidades do estado. Em Petrópolis pelo menos 10 localidades em diferentes bairros serão contempladas.
A estrutura instalada em cada localidade é definida conforme avaliação técnica do Inea. O projeto prevê ainda a recuperação de margens, coibindo a ocupação irregular destas áreas.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.