Unidade também ganhou novos cursos de Química e Ciências ContábeisFoto: Divulgação
-Com a entrega das obras do polo Cederj Petrópolis, celebramos um importante avanço para a educação e o desenvolvimento tecnológico no estado do Rio de Janeiro. Este é um compromisso nosso com a interiorização do ensino superior e com a inovação. O governador Cláudio Castro tem assegurado os investimentos necessários para a educação. Mais do que preservar recursos, a prioridade é a ampliação de oportunidades, e o Cederj é um reflexo desse esforço - destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
A licenciatura em Química e o bacharelado em Ciências Contábeis, ambos ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se somam aos outros cursos disponíveis na unidade: Administração, Ciências Biológicas, Matemática e Pedagogia. São ao todo 220 vagas e as inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2026 podem ser feitas no site. A taxa é no valor de R$89,90.
O investimento de mais de R$ 252 mil em infraestrutura teve como objetivo promover mais segurança, conforto e bem-estar aos alunos e funcionários, como revisão da parte elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, colocação de novas luminárias, instalação de um aparelho de ar-condicionado específico para o laboratório de Química, entre outras intervenções. Além destas melhorias, o polo ganhou novas placas de sinalização.
O polo Cederj Petrópolis é um dos mais antigos do Consórcio Cederj e completa 25 anos em 2025. Quando foi instalado em Petrópolis, o município só contava com universidades particulares. Essa realidade mudou no dia 27 de junho de 2002 com a chegada de diversas instituições públicas que ofertam cursos gratuitos de graduação na modalidade semipresencial de ensino. A oferta inicial foi em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e Matemática, atualmente sob a coordenação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
A unidade conta com biblioteca e laboratórios de Informática, Biologia, Física e microscopia, essenciais para o desenvolvimento das atividades práticas dos cursos oferecidos. A iniciativa, coordenada pela Fundação Cecierj, ampliou o acesso da população fluminense à educação e consolidou o ensino a distância na cidade imperial.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.