A cooperativa é responsável pela organização de cerca de 40% dos materiais reciclados em Porciúncula Foto Ascom/Divulgação

Porciúncula – Reconhecida pelo governo municipal como referência em organização de coleta seletiva, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Porciúncula (Coopcremp) tem sua estratégia de ação conhecida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), cujo presidente é o prefeito de Italva, Leonardo Orato Rangel (Leo Pelanca).
No último dia 18, a diretora de projetos do Cidennf, Helga Giovanna Carvalho, esteve em Porciúncula, em uma visita técnica, para conhecer o trabalho da gestão dos catadores da Coopcremp. Ela avaliou como “super positivo” o trabalho desenvolvido tanto pela cooperativa como a Secretaria de Meio Ambiente do município.
No caso da Coopcremp, Helga ratifica que é considerada referência na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, em trabalho e organização; já a secretaria é destacada na fiscalização dos serviços prestados pelos catadores.
“Eu me surpreendi positivamente, ao encontrar uma cooperativa tão bem organizada, com 40% dos materiais reciclados, áreas de reflorestamento, e com as pessoas trabalhando dignamente”, comenta a diretora do Cidennf assinalando: “Isso é de grande importância para o meio ambiente”.
De acordo com a Assessoria de comunicação (Ascom) do governo municipal, através da avaliação, está sendo realizado um diagnóstico que irá subsidiar o relatório do Convênio ‘Compra de Lixo Tratado’, que será encaminhado à Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).