Oficinas, mesas de debate e serviços de saúde fazem parte da programação, no Teatro Metodista em Queimados.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)

QUEIMADOS- O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é mais do que uma data comemorativa. Representa a luta e resistência da mulher negra, contra a opressão e o racismo. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, realizará na próxima terça-feira (25), uma programação recheada de oficinas, mesa de debates, serviços de saúde sobre o tema, que contará também com homenagens a mulheres militantes.
O evento acontecerá no Teatro Metodista, localizado na Av. Vereador Marinho Hemeterio de Oliveira , nº 1180, Queimados, a partir das 9h.
As oficinas serão: Make up para pele negra; poesias, escrevivência e negritude na literatura; mulheres negras e indígenas nas organizações da sociedade civil e na administração pública e empreendedorismo feminino. A mesa de debate abordará o tema subjetividade, gênero e racismo. Todas as atividades serão oferecidas por mulheres negras e não negras que participam da luta antirracista.
O objetivo da data instituída pela Lei Federal n° 12987/14 é relembrar o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. Em Queimados, o dia faz parte do calendário das datas comemorativas da cidade por meio da Lei Municipal n° 1719/22.