II Feira de Ciências, Inovação e Tecnologias (FECITEQ) em QueimadosFoto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)

QUEIMADOS- A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a II Feira de Ciências, Inovação e Tecnologias (FECITEQ), nesta quarta-feira (16), no Ginásio Metodista. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento, que recebeu exposições produzidas por alunos de 14 escolas da rede municipal de ensino. As atividades também contaram com a participação dos vencedores da Copa do Mundo de Robótica na Alemanha, da FIRJAN, além das Meninas com Ciência, do Museu Nacional da UFRJ; do Espaço Ciência Interativa, do IFRJ; e da exposição de robótica da Positivo/Lego.
Durante a feira foram premiados os alunos dos anos finais em quatro categorias. Cada categoria está relacionada a um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em cada uma dessas categorias, foram homenageados os três primeiros colocados. Dos Anos Iniciais,será apenas uma categoria e a escola que tiver mais trabalhos premiados na feira receberá um troféu. As escolas vencedoras serão convidadas a participar da Feira de Ciências da IFRJ.
Quem visitou o estande "Meninas com Ciência", do Museu Nacional da UFRJ, observou, por meio de uma lupa, os pequenos canudos com tamanhos, formatos e funções distintas presentes nas madeiras que estavam expostas. Os canudos ajudam na passagem das águas pelas árvores presentes na natureza. A FIRJAN montou um estande para recepcionar e mostrar o trabalho dos alunos vencedores da Copa de Robótica que ocorreu na Alemanha. Também participaram da exposição a Águas do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, visitou todos os estandes e conversou com os expositores acompanhado da primeira-dama, a professora Cristiane Kaizer; e do secretário de Educação, André Monsores.
-É uma alegria poder fazer essa segunda edição da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia na cidade de Queimados e participar de uma construção tão importante que é a construção da difusão da tecnologia como uma forma de transformar positivamente a nossa sociedade - disse o gestor na abertura do evento.
INCLUSÃO FOI DESTAQUE NA FEIRA
A segunda edição da feira contou com o 'Espaço Inclusão Científica', do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). A atividade conta com um percurso sensorial onde as pessoas vendadas tiveram a oportunidade de vivenciar outra forma de ver o mundo, aprendendo a usar a percepção das coisas por meio dos sentidos. Os participantes foram conduzidos pelas implementadoras, juntamente com o professor Bruno Felipe, que é deficiente visual.
- O CAEEQ está desenvolvendo um trabalho para atrelar a inclusão. Todo o trabalho aqui exposto foi desenvolvido através das oficinas pedagógicas desenvolvidas com os nossos alunos que estão incluídos em nossas escolas. Nosso trabalho é pautado no desenho universal para aprendizagem e com isso conseguimos inserir a proposta inclusiva nas perspectivas da ciência e da tecnologia -, explicou o coordenador de Educação Especial, Leonardo Pereira.
O secretário municipal de Educação, André Monsores, destacou a importância do evento.
— Importante dizermos que estamos marcando a vida dos alunos com a promoção desta feira. Os trabalhos dos alunos das escolas municipais estão bem feitos e com ótimas propostas. Além disso, estamos promovendo a pauta da inclusão durante a feira. E esse momento é importante, pois estamos fazendo o intercâmbio de conhecimentos e saberes entre alunos e educadores - destacou o professor.
Também participaram da cerimônia de abertura do evento, o subsecretário de educação, Renan Henrique e a subsecretária de assuntos pedagógicos, Mytie Andrea.