Visitantes aprendem um pouco mais sobre a história das grandes conquistas do esporte brasileiroDivulgação

Quissamã - A oportunidade de vivenciar a história do esporte brasileiro e experimentar simulações esportivas como um atleta olímpico chegará aos moradores de Quissamã e cidades vizinhas. A partir do dia 15, a carreta do eMuseu do Esporte estará estacionada na Praça Brigadeiro José Caetano, em frente à Basílica de Nossa Senhora do Desterro, no centro da cidade. Com entrada gratuita, o veículo proporcionará essa experiência única aos visitantes até domingo, dia 18. Essa é uma chance de mergulhar no universo esportivo e conhecer mais sobre nossa história esportiva.
Os visitantes vão poder vivenciar momentos emocionantes e aprender sobre as grandes conquistas do esporte brasileiro em diversas modalidades. O veículo oferece nove atividades diferentes, incluindo simuladores de canoagem com geração de energia, esgrima, ski e outras atrações emocionantes. Uma das experiências mais destacadas é o sobrevoo virtual pelo complexo esportivo do Maracanã, onde os visitantes podem explorar virtualmente o Julio Delamare e conhecer as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado.

Além disso, atletas renomados estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes e tirar fotos ao lado de seus fãs. A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, e conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, além do apoio da Suderj.
Além das atividades oferecidas pela carreta do eMuseu do Esporte, em cada local por onde passa, novas atrações são adicionadas à programação, incluindo apresentações culturais e esportivas que valorizam projetos locais. 
Bianca Gama, idealizadora do projeto do eMuseu do Esporte, ressalta a relevância do museu digital como um impulsionador da prática esportiva e da cultura. Ela reconhece a importância de apoiar e promover projetos culturais nas cidades por onde o eMuseu passa, como forma de valorizar a riqueza cultural e a identidade local. Essa abordagem integrada, une esporte e cultura, contribui para o desenvolvimento das comunidades, incentivando a participação ativa dos moradores e proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.