Vigilância Sanitária de Quissamã recebe palestra sobre influenza aviáriaDivulgação
Palestra aborda influenza aviária para profissionais da Vigilância Sanitária em Quissamã
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba oferece informações técnicas sobre monitoramento e controle da doença
Quissamã - Profissionais da Vigilância Sanitária de Quissamã participaram de uma palestra sobre a influenza aviária, ministrada pelo Chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha. Durante o evento, foram apresentadas informações técnicas sobre a doença, métodos de monitoramento e controle, impactos e outras questões relevantes.
O Parque Nacional desempenha um papel crucial para aves migratórias de todo o Estado, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Marcelo Pessanha destacou a importância de manter um monitoramento diário de 45km de praia, abrangendo desde Flecheiras até Lagoa de Carapebus, para estar sempre preparado para emergências relacionadas à gripe aviária.
A influenza aviária é uma infecção contagiosa que afeta aves, apresentando inicialmente sintomas respiratórios leves e, em casos graves, podendo levar à morte em até 24 horas. O vírus da gripe aviária é transmitido pela ingestão ou inalação do vírus presente nas fezes e secreções (como corrimento nasal, espirro e tosse) das aves infectadas.
Os sintomas da gripe aviária nas aves incluem problemas respiratórios, como tosse, espirros, corrimento nasal, fraqueza, falta de ar, complicações como pneumonia e falta de apetite. Podem ocorrer também diarreia e sede excessiva. A palestra visou informar os profissionais da Vigilância Sanitária sobre os riscos associados à doença e as medidas necessárias para prevenir sua disseminação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.