Décio Guimarães enfatizou o compromisso em fortalecer essa estratégiaFoto: Divulgação

Quissamã - A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, esteve em Brasília nesta terça-feira (29) para uma reunião estratégica com Décio Guimarães, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação. O encontro foi focado na ampliação das políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva em Quissamã e nas regiões Norte e Noroeste, por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
O diálogo contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Helena Lima; a secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães; o coordenador Geral de Política Pedagógica da Educação Especial, Marco Antonio Melo Franco; e a coordenadora Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo, Eniceia Gonçalves Mendes.
Atualmente, Quissamã já mantém uma sólida rede de proteção à Educação Inclusiva, com destaque para o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (Centrinho), que atende 156 crianças. Além disso, mais de 50 profissionais estão envolvidos, incluindo um transporte escolar adaptado e equipamentos especializados como o Espaço de Apoio Pedagógico e o Núcleo de Assistência ao Educando.
Fátima Pacheco, que também preside o Cidennf, ressaltou a importância da expansão dessa política educacional. "Nosso objetivo é não somente consolidar, mas também ampliar essa política tanto em Quissamã quanto em outros municípios do Cidennf. Estamos gratos pela receptividade no Ministério da Educação e confiantes na colaboração dos profissionais dedicados à Educação Inclusiva", afirmou.
Décio Guimarães, renomado pesquisador e professor do Instituto Federal Fluminense, enfatizou o compromisso em fortalecer essa estratégia. "Vamos coordenar esforços para entender as demandas da Educação Inclusiva e buscar formas de expansão para as cidades do Norte e Noroeste Fluminense. Nossa reunião foi produtiva e vamos seguir trabalhando juntos para fortalecer essa política pública", destacou.