Os temas abordados durante o evento incluíram políticas municipais de gestão de riscos e enfrentamento de desastres, entre outrosFoto: Divulgação

Quissamã - Quissamã teve uma participação destacada no Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, o maior evento de segurança municipal e defesa civil do Brasil, realizado de 26 a 29 de setembro em Fortaleza, CE. O encontro reuniu representantes de mais de 190 cidades e 25 estados brasileiros, incluindo prefeitos, secretários e profissionais que atuam na área da segurança cidadã e defesa civil.

A abertura do fórum contou com a palestra da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, cuja história está diretamente ligada à criação da Lei que leva o seu nome (Lei nº 11.340/2006). O evento foi encerrado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A comitiva de Quissamã foi liderada pelo secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, e incluiu o Comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Sabino, o Corregedor Pimentel, o Diretor do Demutran Sodré e o coordenador do Setor de Compras Valderson.
Os temas abordados durante o evento incluíram políticas municipais de gestão de riscos e enfrentamento de desastres, entre outros - Foto: Divulgação
Os temas abordados durante o evento incluíram políticas municipais de gestão de riscos e enfrentamento de desastres, entre outrosFoto: Divulgação

Paulo Vitor Arquejada destacou a importância do evento: "No mais importante evento do setor, podemos trocar experiências, aprender novas estratégias e buscar soluções para a segurança pública, a proteção e defesa civil em nosso município, itens que sempre foram preconizados pela Prefeita Fátima Pacheco."

O Fórum também incluiu o V Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil.

Os temas abordados durante o evento incluíram políticas municipais de gestão de riscos e enfrentamento de desastres, ações climáticas de desenvolvimento sustentável, o sistema nacional de defesa civil, inteligência de dados e participação popular no processo de proteção e defesa civil, entre outros assuntos cruciais para a segurança municipal e defesa civil.