Quissamã inicia Projeto Papo Afro e aborda Desigualdades Sociais com JovensFoto: Divulgação

Quissamã - Em Quissamã, o projeto "Papo Afro" está transformando o diálogo sobre igualdade racial em uma ação concreta. Por meio de rodas de conversa e atividades interativas, jovens que participam dos Programas Sociais da cidade estão explorando questões de racismo, intolerância religiosa e desigualdade.
A coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana Azevedo, enfatiza que o "Papo Afro" visa não apenas a discussão, mas também a conscientização. Ela acredita que por meio dessa iniciativa, os jovens de Quissamã podem ganhar ferramentas para promover a igualdade racial na comunidade.
"O objetivo é atender da criança ao adulto para que todos possam entender um pouco mais sobre racismo e saber como se defender. Mas, além disso, vamos trabalhar com intolerância religiosa e desigualdades no geral, como a social e de gênero. A gente precisa se conscientizar e multiplicar essas informações", afirma Jovana.
Uma das atividades mais impactantes é a "Dinâmica da Desvantagem", onde os participantes respondem a perguntas que os fazem dar passos para frente ou para trás, dependendo de suas respostas. As perguntas abordam vários aspectos, desde a presença da família na infância até a liberdade de ir e vir sem medo de violência sexual. A atividade ajuda os participantes a enxergar as desigualdades enfrentadas em comparação com outros.
Anne Caroline Cardoso, coordenadora do Juventude Ativa, destaca a importância dessas discussões para o crescimento e desenvolvimento dos jovens. "O papel do Juventude Ativa, além de aprendiz, é de ser um agente multiplicador das boas ações. Levar essas pautas das rodas de conversa e palestras para as famílias, amigos e para a vida. Isso faz parte da formação humana, do crescimento profissional e pessoal. O jovem quissamaense quer se posicionar, saber como falar e se colocar nos lugares importantes", diz Anne.