PM usa gás de pimenta contra moradores na Baixada da OlariaRedes Sociais

Uma confusão durante uma ação da Polícia Militar (PM) no bairro Baixada da Olaria, em Resende, nesta terça-feira (28), tomou as redes sociais. Em vídeos, moradores protestam contra os policiais. Em um momento, um dos agentes chega a utilizar gás lacrimogênio nos manifestantes. Após isso, uma moradora tenta atirar pedras na viatura policial, mas é contida por outras pessoas.
O Jornal O Dia conversou com alguns participantes do protesto. Segundo eles, a população estava revoltada com a presença de policiais militares envolvidos na morte de dois homens no dia 17 de março, quando Rafael Alves de Resende, de 38 anos, e Carlos Henrique dos Santos, de 42 anos, que não tinham antecedentes criminais, foram mortos durante uma operação da PM.
De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento nesta terça-feira (28) os agentes foram recebidos a tiros e revidaram. Após cessar o confronto, dois jovens, de 18 anos, foram presos e um adolescente, de 15, foi apreendido. Além disso, segundo a PM, houve apreensão de 146 trouxinhas de maconha, 36 frascos de loló e 26 invólucros de skank.
Ainda conforme a nota oficial, no momento que as equipes estavam saindo do local para condução à delegacia, aconteceu um princípio de tumulto e os policiais militares que estavam na ocorrência informaram que foram hostilizados. Houve uso de equipamento de menor potencial ofensivo (gás de pimenta) para conter a situação.
O caso foi registrado na 89ª Delegacia Policial de Resende. Os jovens vão responder por tráfico e associação. O adolescente está à disposição da Justiça.