Governo do Estado anuncia polo de tratamento da endometriose em ResendeCarina Rocha

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (05), a implementação de um Polo de Atendimento à Endometriose, na Santa Casa de Resende. A previsão é que ele seja inaugurado no dia 14 de outubro. Atualmente, apenas o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na capital, e a Santa Casa de Barra Mansa contam com ambulatórios com atendimento especializado para mulheres com o problema.

Com a instalação em Resende do Polo de Atendimento à Endometriose, que contará com uma equipe de quatro cirurgiões, mulheres da cidade e de áreas vizinhas terão acompanhamento integral com profissionais especializados. Com isso, será possível identificar a doença em sua fase inicial, curá-la e evitar consequências para as pacientes.

A endometriose é uma doença crônica que causa dor pélvica e pode causar infertilidade. O problema ocorre quando o endométrio, canal que reveste o útero, libera células para dentro da cavidade uterina, em vez de eliminá-las na menstruação. O acúmulo de células em locais onde não deveriam estar faz com que as dores sejam intensas. Como são do próprio organismo, as células não são rejeitadas. Então, pode acontecer de elas obstruírem a passagem do óvulo pelas trompas, dificultando a fertilidade.