O evento vai acontecer no auditório da Universidade Estácio de SáFoto: Raimundo Brasil

Resende - A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta segunda-feira, dia 13, a partir das 19h, um evento em alusão à abolição da escravatura. O debate, intitulado “13 de maio: Abolição da Escravatura, e o dia seguinte?”, será realizado no Auditório da Universidade Estácio de Sá, localizado na Rua Zenaide Vilela, s/nº, Jardim Brasília. A roda de conversa é gratuita e aberta ao público.
O dia 13 de maio marca a data da assinatura da Lei Áurea, que instituiu a abolição da escravatura na sociedade brasileira, resultado da luta do movimento abolicionista durante as décadas de 1870 e 1880. Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende, Jacqueline Primo, o evento propõe uma reflexão à população sobre os impactos dessa data na sociedade brasileira.
"O debate chama atenção para questões relacionadas aos direitos da população negra, a partir da data que marca a abolição da escravatura no Brasil. Reunimos um corpo de debatedores especializados no tema para enriquecer a roda de conversa, que será mediada pelo nosso coordenador de promoção à igualdade racial, Luís Cláudio Hermógenes", finaliza.
Além do mediador Luís Cláudio Hermógenes, a mesa de debate será composta por Sônia Freitas, ativista do movimento negro, Drª. Marlene da Silva, advogada e membro da comissão de igualdade racial da 18ª subseção da OAB e Thaís Motta do Nascimento, coordenadora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá.
Debate ‘13 de maio: Abolição da Escravatura, e o dia seguinte?’
Data: 13 de maio
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Universidade Estácio de Sá — Rua Zenaide Vilela, s/nº, Jardim Brasília, Resende
Entrada gratuita