Resende - Nos dias 5 e 6 de julho, a Silo – Arte e Latitude Rural realiza mais uma edição do Ocupa Silo, desta vez com o Festival de Cultura Tradicional e Contemporânea do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece na sede da Silo, na Serrinha do Alambari (Resende-RJ), com início às 14h no sábado (5) e às 11h no domingo (6). A programação reúne oficinas infantis, apresentações artísticas, sessões de cinema, rodas de conversa, arte sonora, teatro, comidas típicas e experiências voltadas para todas as idades. A proposta é reunir a comunidade para celebrar os saberes da região e fortalecer o protagonismo cultural local.
O Ocupa Silo é uma iniciativa da Silo – Arte e Latitude Rural que propõe um reencontro entre território e comunidade, promovendo o compartilhamento de arte, cultura, vivências e reflexões. Nesta edição, o foco está em dar visibilidade à produção artística da região, com espaço para artistas locais ocuparem o espaço que é deles por direito. Do jongo ao forró, passando pelo chorinho, contação de histórias, oficinas para crianças, exibições de curtas e apresentações teatrais, o evento constrói um mosaico de expressões que atravessam gerações e reafirmam a potência cultural do Vale e da Mantiqueira. Um convite para mergulhar na cultura regional e conhecer de perto quem faz arte por aqui.
Com clima de festival julino, o Ocupa Silo traz uma ambientação acolhedora, com comidas típicas — como quentão, caldos na noite de sábado (5) e feijoada no almoço de domingo (6). O espaço é pensado para ser familiar, acessível e livre de etarismo, reunindo diferentes gerações em torno da cultura viva do território. Um dos momentos mais simbólicos da programação é a apresentação do Jongo de Pinheiral, tradição afro-brasileira que se conecta profundamente com a ancestralidade da região e sua memória coletiva. A programação também destaca a artista Cecília Bianco Rosas, que conduz uma oficina infantil de três horas no gramado da Silo, promovendo criação e escuta entre as crianças.
Além disso, haverá um espaço dedicado à exposição e venda de produtos artesanais locais, valorizando saberes manuais e fortalecendo a economia da própria comunidade. A diversidade das atrações garante espaço para todos: crianças, jovens, adultos e idosos, em um ambiente seguro, pulsante e enraizado na cultura popular. “Este ano, o Ocupa Silo acontece em Julho e, por isso, ele é uma mistura muito interessante de arraial com festival de arte contemporânea e arte popular. O Ocupa traz uma diversidade muito interessante de artistas da nossa região, que possuem produções diferentes e que a gente acha muito importante que todo mundo conheça. Então, tem arte contemporânea, arte popular, música, forró, danças populares, artes visuais. E, para melhorar, tem uma feirinha de artesanatos e produtos locais, incluindo a agricultura familiar. É imperdível!“ Cinthia Mendonça, Diretora da Silo - Arte e Latitude Rural e artista O Ocupa Silo é totalmente gratuito e propõe uma vivência completa: ouvir, saborear, dançar e sentir as manifestações culturais que fazem do território da Serrinha um polo vibrante de criação e memória. SOBRE A SILO
A Silo – Arte e Latitude Rural, fundada em 2017, é uma organização da sociedade civil que promove o diálogo entre o campo e a cidade através da arte, ciência e tecnologia. Localizada na APA Serrinha do Alambari, a Silo desenvolve programas que estimulam o cruzamento de saberes populares e científicos, focando na autonomia e cooperação na zona rural. Através de ferramentas inovadoras e tecnológicas cocriadas em coletivo, a Silo busca resolver problemas complexos como a mitigação das mudanças climáticas e a equidade de gênero. Para saber mais sobre a Silo e seus programas, acesse: https://silo.org.br
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.