A iniciativa reconhece ações bem sucedidas de gestão e planejamento pedagógico no cumprimento da ampliação do programaFoto: Rafael Oliveira
Intitulada “Gestão Integrada como alicerce da Educação em Tempo Integral”, a proposta reconhecida pelo MEC descreve os principais investimentos e estratégias adotadas pela Prefeitura de Resende para elevar a qualidade do ensino público. Entre as ações, a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech, destaca a revitalização de unidades escolares, a ampliação do número de vagas, a introdução de tecnologias educacionais e a formação continuada de professores. Atualmente, 17 escolas e 26 creches do município oferecem o modelo de ensino em tempo integral, beneficiando quase 5 mil alunos com uma jornada estendida de aprendizagem.
Nos últimos oito anos, a educação pública de Resende passou por uma transformação marcante. Mais de 90% das unidades escolares foram reformadas e ampliadas, possibilitando um salto de quase 4 mil novas matrículas no modelo de tempo integral. Em 2025, sete novas escolas passaram a oferecer essa modalidade de ensino, contemplando alunos do Ensino Fundamental I e II.
O prefeito Tande Vieira celebrou o reconhecimento do MEC e enalteceu o trabalho de toda a equipe. "Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho sério, comprometido e inovador que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com um projeto iniciado na gestão do Diogo. Esse reconhecimento do MEC mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir uma educação de qualidade e um futuro melhor para Resende", concluiu.
O programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, propõe uma jornada de permanência de, no mínimo, sete horas diárias nas escolas públicas. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes participam de oficinas voltadas à recomposição da aprendizagem, robótica, esportes, cultura, sustentabilidade, idiomas, informática, teatro, dança e empreendedorismo, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.